09 agosto, 2021

A sustentabilidade nos Jogos de Tóquio de 2020

Os Jogos de Tóquio de 2020 (em 2021) tiveram como foco a sustentabilidade e, para promovê-la, foram reaproveitadas várias das instalações usadas nos Jogos de 1964. Além disso, itens como pódios, uniformes e medalhas foram todos confeccionados com materiais reciclados. Até as camas da Vila Olímpica foram feitas de papelão, que será reciclado após a conclusão dos Jogos.


As medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas de Tóquio fizeram parte de um programa exclusivo em que os metais usados para confecioná-las foram extraídos do circuito interno de eletrônicos domésticos reciclados. Chamado de Tokyo 2020 Medal Project, o programa coletou quase 79.000 toneladas de produtos eletrônicos de consumo desatualizados ao longo de dois anos. Os dispositivos descartados foram doados por empresas japonesas, autoridades locais e cidadãos particulares, que ofereceram seus antigos telefones celulares, câmeras digitais e laptops em caixas de coleta amarelas espalhadas pelo país. Todas as medalhas apresentadas nos Jogos foram moldadas com os 32 kg de ouro, 3.500 kg de prata e 2.200 kg extraídos dos produtos eletrônicos reciclados. Ao todo, o programa arrecadou mais de US $ 3 milhões em metais preciosos de mais de cinco milhões de dispositivos.

THE TOKYO OLYMPICS - FACTS AND TRIVIA, BytesDaily

-----OOOOO-----

Lemas olímpicos
De "Citius, Altius, Fortius" (Pierre de Coubertin, 1894) a "Citius, Altius, Fortius - Communiter" (Comitê Olímpico Internacional, 2021). @EntreMentes

Nenhum comentário: