21 agosto, 2021

Godzilla vs. Kong


por Mike Rampton, Mental Floss
Tradução: PGCS
Assim que você vê o título do filme "Godzilla vs. Kong", você sabe que não está em um confronto legal como "Kramer vs. Kramer" ou "The People vs. Larry Flynt" - você entende que a forma como os dois personagens principais se enfrentarão será violenta. E se, no entanto, em vez de lutarem um contra o outro, os dois monstros lendários decidissem resolver suas diferenças com uma competição de "quem consegue fazer o maior cocô"?
Mental Floss pediu a alguns cientistas que avaliassem os detalhes para ajudar a declarar o vencedor.
NESTE CANTO: KING KONG
"Os gorilas produzem grandes volumes de fezes", disse o Dr. Cat Hobaiter , especialista em primatas do Centro de Aprendizagem Social e Evolução Cognitiva da Universidade de St. Andrews. ao Mental Floss. "Eles têm uma dieta rica em fibras e precisam consumir grandes quantidades de matéria vegetal para obter os recursos nutritivos de que precisam."
O cocô de gorila é bem interessante; os cientistas o usam para descobrir desde a dieta de um gorila até seus níveis de estresse. Os gorilas evacuam seus intestinos a cada poucas horas; normalmente, um gorila de 1,8 m de altura e 350 libras produziria cerca de meia libra de matéria fecal (o equivalente a evacuações humanas bastante substanciais) a cada dejeção.
Kong é muito, muito grande. De acordo com estatísticas publicadas pelos canais oficiais do filme, ele tem 337 pés de altura e, embora nenhum peso seja dado, em sua última aparição em tela grande - "Kong: Skull Island", de 2017, ambientado em 1973 antes de Kong estar totalmente crescido - foi dito pesar 158 toneladas e ter uma altura de 104 pés. Ele triplicou de altura naquela época, então, supondo que suas proporções tenham permanecido praticamente as mesmas, é provável que signifique um aumento de 27 vezes no peso, colocando-o agora em algum valor em torno de 4226 toneladas. Um gorila de 140 quilos faz cocô várias vezes ao dia, e cada cocô pesa cerca de 0,0016% do peso corporal do animal; se Kong fizer isso também, devemos esperar 6,6 toneladas de bosta. Estamos prevendo cinco cocôs por dia, cada um pesando mais do que um helicóptero Apache.
E Kong nem vai procurar um arranha-céu para se esconder! Ao contrário de algumas espécies de macacos - dr. Hobaiter nos diz que os chimpanzés, por exemplo, não gostam de ser observados enquanto defecam - enquanto os gorilas não se preocupam em saber onde fazem seus cocôs.
O DESAFIANTE: GODZILLA
E quanto ao Godzilla? "Eu acredito que podemos olhar para o reino dos répteis para pensar sobre como pode ser o excremento de Godzilla", disse o Dr. David A. Steen , líder de pesquisa de répteis e anfíbios do Fish and Wildlife Research Institute e autor de "Secrets Of Snakes" . "Vamos supor que Godzilla seja mais semelhante a um lagarto carnívoro gigante, como um lagarto monitor - um grupo de animais que inclui dragões de Komodo, o maior lagarto vivo. Esses lagartos comem refeições grandes, mas raras, e podem, eventualmente, vomitar os pedaços indigestos, como chifres e pelos, e fazer cocô com o que sobrou."
Lagartos são capazes de soltar cocô assustadoramente grande. Todos se lembram de onde estavam em 2020 quando ouviram sobre o lagarto de cauda encaracolada na Flórida, que misericordiosamente foi tirado de sua miséria enquanto carregava uma bosta densa medindo 78,5 por cento de seu peso corporal, mas ela era um caso extremo. Se Godzilla - 393 pés de altura e pesando 99,6 toneladas - tivesse tanto cocô nele, ele certamente não estaria andando ereto.
Os cocôs de lagarto não são como os dos humanos. "Nós eliminamos nossos resíduos nitrogenados através da urina, mas os répteis não fazem isso, eles produzem ácido úrico", explica o Dr. Steen. "Este ácido úrico é relativamente sólido e branco e aparece como parte das fezes." Para um leigo, a matéria fecal de um dragão de Komodo se parece um pouco com cocô de pássaro - pedaços escuros em uma porção branca.
"Godzilla é uma criatura do mar, então vamos supor que ele esteja comendo peixes e várias outras criaturas de ossos macios ou sem pelos", diz o Dr. Steen. "Eu pensaria que suas fezes seriam viscosas e aquosas, ao invés de pedaços sólidos. Qualquer pessoa que já criou um grande lagarto ou cobra como animal de estimação sabe que muitas vezes eles se aliviam em seu prato de água, então eu esperaria que Godzilla cuidasse dos negócios enquanto ele estivesse submerso, resultando em uma grande mancha oleosa."
E O VENCEDOR É ...
A frequência fecal é difícil de calcular. Os dragões de Komodo, que são criaturas de sangue frio com metabolismo lento, só fazem cocô cerca de 12 vezes por ano. Se for esse o caso com Godzilla, é uma grande medalha de ouro fedorenta para Kong. Mas, no mundo da paleontologia, há um debate sobre se os dinossauros maiores eram realmente de sangue frio (ectotérmico ) ou quente (endotérmico ); um artigo da Nature de 2014 postula que eles estavam em algum ponto intermediário, criando o termo mesotérmico. (O estudo da temperatura corporal de animais realmente enormes é chamado, alegremente, de gigantotermia.)
Mesmo com uma taxa metabólica significativamente mais rápida do que a de um dragão de Komodo - e a capacidade de cuspir fogo que sugere alguma biologia bastante excêntrica - a frequência de cocô de Godzilla é provavelmente muito menor do que a de Kong. O que significa que se eles tiverem um dia para fazer tanto cocô quanto quiserem, o gorila vai deixar o lagarto comendo poeira.
Embora, sejamos honestos: se "Godzilla vs. Kong" realmente fosse uma competição de "quem pode fazer o maior cocô?" o verdadeiro vencedor seria o cinema.

Nenhum comentário: