02 agosto, 2021

A arca lunar

Já que nosso planeta está enfrentando múltiplos desastres como secas, asteroides e ainda a possibilidade de uma guerra nuclear, cientistas dizem que os seres humanos devem olhar para a viagem espacial como um meio de salvar a vida.
Uma arca, projetada por Thanga e uma equipe de pesquisadores da Universidade do Arizona, EUA, armazenaria células reprodutivas como espermatozoides e óvulos de 6,7 milhões de seres da Terra, incluindo humanos. E o banco proposto, ou arca lunar, ficaria abaixo da superfície da Lua.
Esta construção, como a "Arca de Noé" na Bíblia, poderia armazenar biomaterial das espécies com mais eficiência do que protegê-las na Terra ou criá-las num ecossistema artificial.

© FOTO / JEKAN THANGA / UNIVERSIDADE DO ARIZONA. Projeto de arca lunar para amostras de biomaterial humano.

O pesquisador sugeriu construir arcas em poços lunares e tubos de lava que podem servir de abrigo contra oscilações de temperatura na superfície, radiações solar e cósmica e micrometeoritos.
Segundo o cientista, a arca seria controlada por robôs e colocada em temperaturas congelantes a fim de preservar as amostras, enquanto panéis solares serviriam de recurso de energia.
O conceito de uma arca global com amostras de biomaterial não é novo. A ideia tem sido implementada no Silo Global de Sementes de Svalbard, que contém um gigantesco banco para sementes de plantas, localizado na ilha norueguesa de Spitsbergen, no Círculo Polar Ártico, a fim de proteger plantas contra perda de biodiversidade. Neste banco há mais de 992 mil amostras, cada uma contendo uma média de 500 sementes.
12/02/2021

Arquivo: Museu da Pessoa no Arquivo Ártico Mundial

Nenhum comentário: