19 julho, 2020

Pregação às galinhas

John Lewis (21/02/1940, Alabama, EUA - 17/07/2020, Georgia, EUA)
Aclamado como "curador do coração da democracia", ele foi a prova de que os começos mais humildes podem gerar vidas de um imponente heroísmo.
Muito antes de ser uma figura-chave na luta contra a segregação racial nos EUA e de tornar-se um congressista, o pequeno John era um dos nove irmãos que viviam na fazenda da família no sul do Alabama. Foi nesse ambiente improvável, de trabalho pesado e amor, que o jovem Lewis encontrou sua voz como líder.
John queria ser um pregador quando crescer - um líder cujas palavras estimulam o coração a mudar, a mente a pensar e o corpo a agir. Mas por que esperar? Um dia, ele é encarregado de cuidar das galinhas da fazenda, é quando John descobre que elas formam uma congregação maravilhosa! Então, ele começa a pregar para elas, que o escutam fascinadas com o ritmo de sua voz.

Ilustração: aquarela de E.B. Lewis (em Preaching to the Chickens)

E assim, diante de uma plateia aviária disposta - ou, pelo menos, tacitamente agradável - o garoto inicia sua incursão a uma liderança em crescente ascensão. De membro da Freedom Riders, presidente de comitê de coordenação (não-violenta) por direitos, manifestante na Ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama, a destacado congressista pelo Estado de Georgia.

Nenhum comentário: