15 julho, 2020

Das lâmpadas ao símbolo da inventividade

A primeira lâmpada incandescente foi inventada pelo químico britânico Sir Humphry Davy em 1802. Muitos inventores subsequentes melhoraram a invenção de Davy antes da comercialização bem-sucedida da iluminação elétrica por Thomas Edison em 1880, 78 anos depois.
A lâmpada de filamento de carbono de Edison tornou-se obsoleta, quando a lâmpada de filamento de tungstênio foi inventada, em 1904, por Sándor Just e Franjo Hanaman . Foi essa que formou a concepção popular de uma lâmpada, embora existam outras formas importantes de iluminação.
O princípio das luzes fluorescentes já era conhecido desde 1845, e vários inventores, incluindo Edison e Nikola Tesla, trabalharam neles sem sucesso comercial. Várias melhorias foram feitas por muitos outros inventores, até que a General Electric introduziu comercialmente as "lâmpadas de luminescência fluorescentes" em 1938, disponíveis pela primeira vez ao público na Feira Mundial de 1939.
As lâmpadas LED também têm uma longa história, com o primeiro diodo emissor de luz (LED) inventado em 1927 por Oleg Losev. Os LEDs eram inicialmente de baixo brilho, e foram usados ​​como lâmpadas indicadoras e displays de sete segmentos desde 1968. Apenas com o desenvolvimento dos LEDs azuis de alta eficiência por Shuji Nakamura, nos anos 80, foi que os LEDs brancos para aplicações de iluminação tornaram-se práticos. Apesar do custo mais alto do que as lâmpadas incandescentes, os LEDs têm maior eficiência e vida útil mais longa e podem finalmente substituir as lâmpadas em aplicações de iluminação geral.
Em cada caso, mais de 50 anos se passaram entre a invenção inicial e o sucesso comercial em aplicações de iluminação geral.

O símbolo da inventividade
Quando alguém fala em "ideia brilhante", qual é a primeira ilustração que aparece em sua mente? Uma lâmpada acendendo, certo? Pois essa imagem estereotipada tem um embasamento científico, como parece indicar uma recente pesquisa.
Cientistas da Universidade Tufts, em Boston (EUA), estão estudando como uma lâmpada incandescente pode ajudar a ter ideias.
É o que os pesquisadores chamam de "insight". Eles fizeram uma série de experiências com dezenas de estudantes em uma sala. Aplicaram uma série de jogos de lógica e raciocínio rápidos, expondo alguns ao alcance de uma lâmpada incandescente e outros não (em um dos testes, a comparação foi entre uma incandescente – a redondinha, de luz amarela – e uma fluorescente, a lâmpada branca). Os resultados foram sempre superiores com aqueles expostos à lâmpada incandescente, o que sugere que este tipo de lâmpada no ambiente ajuda a melhorar a percepção e clarear as ideias.

Lampadinha

Nenhum comentário: