17 julho, 2020

O homem que inventou o emoji

Quando Shigetaka Kurita criou o primeiro emoji em 1999, ele teve que trabalhar com uma grade medindo 12 por 12 pixels.
São 144 pontos, ou 18 bytes de dados, o que significa que o conjunto completo de 176 pictogramas do designer japonês ocupava pouco mais de 3 kilobytes. Uma dose minúscula de informação, mas uma enorme quantidade de significado.
"Se você tivesse o desafio de traduzir 176 idéias, incluindo pessoas, lugares, emoções e conceitos em símbolos de 12 bits, tudo dentro de cinco semanas, a maioria dos designers desmaiaria com a idéia."
Seus emojis foram criados para um propósito muito específico: facilidade de comunicação em um sistema de Internet móvel nascente desenvolvido pela gigante japonesa de telecomunicações NTT DoCoMo. O sistema oferecia e-mails, mas eles eram restritos a 250 caracteres; portanto, os emojis eram uma maneira de dizer mais em um espaço limitado.
Kurita, que tinha apenas 25 anos na época, teve que trabalhar dentro de várias limitações. Mas nenhum foi maior que a escassa resolução de 144 pixels, e é por isso que o emoji original parece tão irregular em comparação aos modernos.
"Não gostei, porque o número de espaços na grade não era um número ímpar, e não conseguir encontrar um centro tornava o desenvolvimento do emoji extremamente trabalhoso", disse Kurita.
Hoje, os emojis são frequentemente criados com gráficos vetoriais, para que possam tecnicamente escalar até uma resolução ilimitada.
Emoji permaneceu em grande parte confinado ao Japão por mais de uma década. Embora tenham sido imediatamente copiados por outras empresas de telecomunicações japonesas, os símbolos não foram padronizados, o que significa que não podiam ser usados ​​em redes diferentes.
Somente em 2010, os emojis foram incorporados ao Unicode, o padrão que governa a codificação do software por texto. Nesse ano, 722 emojis foram lançados no iPhone e no Android.
"No Japão, eles foram um grande sucesso imediatamente, mas o uso de emoji no exterior realmente decolou a partir de 2012, e fiquei surpreso com esse intervalo de tempo", disse Kurita.
Hoje (2018) existem 2.789 emojis na lista oficial do Unicode . Eles parecem muito diferentes da simplicidade pixelizada dos desenhos de Kurita.
"Os emojis contemporâneos não são realmente emojis", disse ele. "Em vez disso, a maioria deles são simplesmente imagens, eu acho. Como dificulta a inserção deles, agora também pode haver muitos. Não parece haver um aumento no tipo de emoji que alguém pode usar apenas uma vez?"
No entanto, Kurita mantém uma visão positiva do impacto dos emojis:
"(Eles são) usados ​​para aprimorar a comunicação digital, centralizada no telefone móvel. Como a comunicação humana não ocorre apenas digitalmente, não acho que os emojis possam prejudicar. isto."
O emoji mais popular, pelo menos no Twitter (https://twitter.com/emojitracker), é o chamado "rosto com lágrimas de alegria", que apareceu em mais de 2 bilhões de tweets desde que um site chamado Emojitracker começou a monitorá-los em 2013.
Quanto ao favorito de Kurita?
"O coração é o meu emoji favorito número um, porque entre os vários emojis, (seu significado) é muito positivo. Eu não gosto de nenhum dos emojis. Outros emojis que eu gostaria de ter criado? O emoji de cocô, mas na época ... NTT DoCoMo (disse) 'não é bom' e eu não consegui criá-lo."

Shigetaka Kurita: The man who invented emoji, CNN Style

17 de julho, #DíaMundialDel Emoji

Bônus: "Emoji, O Filme"
Escondida dentro do app de texto está Textopolis, uma cidade cheia de vida onde os emojis vivem, aguardando ser selecionados pelo dono do telefone celular. Neste mundo, cada emoji tem apenas uma expressão facial - exceto Gene, um emoji que nasceu sem filtro e que se multiplica pelas mais variadas expressões. Determinado a tornar-se "normal" como os outros emojis, Gene conta com uma mãozinha do seu melhor amigo, Hi-5 e com a hacker emoji Rebelde. Juntos, eles embarcam numa aventura épica através dos apps do telemóvel, cada uma com o seu mundo de diversão e perigos, para encontrar o código que irá curar Gene. Mas quando um grande perigo ameaça o telemóvel, o destino de todos os emojis depende destes três amigos que terão de salvar o seu mundo antes que este seja para sempre apagado. Cena: "Just Dance".

Nenhum comentário: