30 julho, 2020

O ponto fraco dos tardígrados


A estratégia de sobrevivência dos tardígrados, animais microscópicos (vídeo TED), é simples, porém eficaz: eles retraem suas oito patas e a cabeça e se deixam desidratar. Assim, ainda que sejam jogados em uma fogueira, submetidos ao vácuo do espaço ou congelados, eles sobreviverão.
Eles perdem quase toda a água do corpo — e seu metabolismo diminui para 0,01% da taxa normal.
Não à toa que são conhecidos como as criaturas mais resistentes do planeta.
Mas um grupo de cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, identificou o que pode ser uma ameaça para esses seres aparentemente indestrutíveis: o aquecimento global.
A pesquisa se baseou em espécies encontradas em países nórdicos, segundo informou Ricardo Cardozo Neves, principal autor do estudo, publicado na revista científica Scientific Report.
Mas é aí que vem a pergunta: se são tão resistentes, quanto a temperatura da água teria que aumentar para ser um problema?
Segundo os cientistas, não se trata da temperatura, mas do tempo de exposição a ela.
Podemos concluir que "os tardígrados ativos são vulneráveis a altas temperaturas que permanecem constantes", afirma o pesquisador na publicação. "Mas com uma aclimatação prévia, é possível que essas criaturas possam se adaptar ao aumento das temperaturas em seu habitat natural".

http://www.terra.com.br/noticias

Arquivo
Máquinas de viver e O acidente que espalhou tardígrados na Lua

Nenhum comentário: