08 julho, 2020

Poços petrificantes

Ursula Southeil (c. 1488 - 1561), mais conhecida como Mãe Shipton, foi uma profetisa inglesa. Ela nasceu em Knaresborough, Yorkshire, em uma caverna hoje conhecida como a Caverna de Mãe Shipton, que, junto com o Poço Petrificante e o parque associado, são operados atualmente como atrações turísticas. Ursula tinha a reputação de ser horrivelmente feia.
Um poço petrificante é o que dá aos objetos uma aparência de pedra. O poço de Knaresborough é o exemplo mais notável desses poços que petrificam as coisas.
Se um objeto é colocado no poço e deixado lá por um período de semanas ou meses, ele adquire um aspecto externo pedregoso. Acreditava-se que essa propriedade do poço fosse o resultado de uma magia (remember Medusa) ou bruxaria, mas se trata de um fenômeno totalmente natural, devido à deposição do conteúdo mineral incomumente alto da água seguida da evaporação desta.


Este processo não deve ser confundido com a petrificação em que as moléculas constituintes do objeto original são substituídas (e não apenas sobrepostas) por moléculas de um mineral.

Nenhum comentário: