16 julho, 2020

Documento Funarte - Sidney Miller




Sidney Álvaro Miller Filho (18/4/1945 Rio de Janeiro, RJ - 16/7/1980 Rio de Janeiro, RJ)
  • Teve seu trabalho como compositor registrado pela primeira vez em 1965, com a gravação de "Queixa", samba feito em parceria com Zé Kéti e Paulo Tiago.
  • Participou dos seguintes festivais de música: 1965- I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior (SP), com a canção "Queixa" (c/ Zé Kéti e Paulo Tiago), interpretada por Cyro Monteiro e classificada em 4º lugar; 1967 - III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record (SP), com a canção "A estrada e o violeiro", interpretada por Nara Leão e Sidney Miller, que recebeu o prêmio de melhor letra; 1968 - I Festival de Juiz de Fora (MG), com a canção "Sem assunto", interpretada por Cynara e Cybele e classificada em 1º lugar.
  • Constam da relação dos intérpretes de suas canções vários artistas, como Nara Leão, Quarteto em Cy, MPB-4, Luiz Eça, Dóris Monteiro, Paulinho da Viola, Luli e Lucina e Joyce, entre outros.
  • Faleceu no dia 16 de julho de 1980 (há 40 anos). A sala em que trabalhava, na Funarte, foi transformada em um teatro, que recebeu o nome de Sala Funarte Sidney Miller.
  • Em 2012, foi homenageado na série "Grandes Discos",do Instituto Moreira Salles, quando o repertório de seu LP de estreia foi interpretado em show realizado por Joyce Moreno (voz e violão) e Alfredo Del-Penho (violão).
  • Em 2017, teve sua obra revisitada no espetáculo "Deixa a dor por minha conta", baseado nas 70 composições deixadas por ele.
Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB

Arquivo: Botequim n.º 1 e Todo mundo vai ao circo, blog EM

Nenhum comentário: