24 julho, 2020

Desafios interprofissionais

1
Um matemático, um físico e um engenheiro recebem uma bola como desafio. Dizem que precisam encontrar seu volume, que podem fazer o que quiserem e que dispõem do tempo que for necessário.
O matemático pega uma fita métrica, mede a circunferência, divide-a por 2 pi para encontrar o raio, eleva o resultado para o cubo, multiplica-o novamente por pi, depois por 4/3 e com isso dá a solução.
O físico enche um balde com 10 litros de água, coloca a bola no topo e mede o deslocamento do líquido até 6 casas decimais.
O engenheiro procura o número de série da bola e consulta no catálogo do fabricante.
(http://naukas.com/2018/10/01/humor-y-matematicas-vi/)
2
Um engenheiro, um físico e um matemático são levados a um campo para um desafio. A cada um deles são dados 100 metros de tela, e pedem que eles façam uma cerca que inclua a maior área possível, usando a menor quantidade de material.
O engenheiro faz uma cerca em forma de círculo e declara que ele construiu o projeto mais eficiente possível.
O físico pega sua tela, coloca-a em linha reta e diz: "Podemos supor que o comprimento é infinito e cercar a metade do planeta é a maneira mais eficiente de fazê-lo".
O matemático ri de ambos. Ele pega um pequeno pedaço de tela, faz uma cerca ao redor de si mesmo e diz: "Eu defino que estou fora da área cercada".
(http://naukas.com/2019/07/23/humor-y-matematicas-ix/)

Nenhum comentário: