26 abril, 2020

Ordinal de zero

A engenheira química paulistana Luciana Tiemi Caraça, residente em Porto-PT, gosta de usar a internet para aprender algo novo diariamente. Em sua última viagem, ao encaminhar-se para o elevador no térreo (ou rés-do-chão) do hotel, ela deparou-se com a seguinte placa:


Dúvida
Ela nunca tinha visto isso até então e achava que não existiria o ordinal de zero. Postou essa foto nos stories do seu Instagram, perguntando como se chamaria esse ordinal. Uma amiga, que trabalhou como mesária nas eleições, disse-lhe o seguinte:
É zerésimo. Assim como em "zerésima", que confirma que a urna está "limpa", ou seja, sem nenhum voto, antes de ser aberta aos eleitores.
Então, o nome é zerésimo! Quem diria que o 0.º existe mesmo?!
Para confirmar a informação, a amiga lhe enviou um link para ler o significado e a história deste número ordinal.
Significado
Zerésima: é o nome dado ao relatório emitido pelo sistema de computação das urnas eletrônicas, com a finalidade de comprovar a inexistência de algum voto computado no sistema, antes do início da votação. Cada urna eletrônica, na ocasião da apuração, deve estar acompanhada por uma zerésima.
História
O termo foi criado em 1990 por uma equipe do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), composta por técnicos de Curitiba e de Florianópolis, e homologado pelo TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina). O projeto era o "SISTEL" (Sistema de Totalização das Eleições), utilizando-se de microcomputadores e transmissão de dados através de linha telefônica. Foi o primeiro sistema informatizado descentralizado nas zonas eleitorais, com consolidação de informações na capital do Estado. O sistema fornecia resultados parciais nas zonas eleitorais e no centralizador da capital do Estado. Estas parciais eram denominadas "primeira parcial", "segunda parcial", ... , "enésima parcial". Para demonstrar que nenhum voto havia sido registrado antes do início da totalização, por segurança, seria necessário demonstrar esta informação. Então, o mesmo programa que executaria as parciais, antes que qualquer voto fosse registrado, deveria também ser executado.
Contraditório
Segundo a Desciclopédia, o zerésimo é o marco zero na contagem dos números ordinários, vindo primeiro que o primeiro e sendo considerado por muitos o verdadeiro primeiro. Mas esses muitos  consideram apenas o conjunto dos números naturais para compor os números cardinais (sic). Para outros, o zerésimo, na verdade, vem depois que o menos primeiro (-1.º) que vem depois do menos segundo (-2.º) e assim por diante.

4 comentários:

luticar disse...

Olá, aqui é a Luciana, obrigada por compartilhar sobre o zerésimo! Muito interessante teu blog!

Misael Abreu disse...

Completo disparate. O erro mais grave de todos talvez tenha sido citar a Desciclopédia, um site de humor. Se a intenção não for fazer rir, melhor apagar. Ainda dá tempo.

Anônimo disse...

Por favor, note que a Desciclopédia é um site humorístico.

Paulo Gurgel disse...

É público e notório que a Desciclopédia é um site de humor e escracho.
Uma vez que serviu de referência (mesmo que tenha sido para um único parágrafo), cabe a mim citá-la.