29 abril, 2020

O túmulo perdido de Genghis Khan

Genghis Kahn era inflexível sobre o que deveria ser feito após sua morte: ele seria enterrado em uma sepultura sem identificação nas montanhas de Burkhan Khaldun.
No entanto, a causa de sua morte era algo que ele não podia controlar. Nem os historiadores.
A morte de Genghis Khan está envolta em sigilo. O Grande Khan morreu no verão de 1227, durante uma campanha contra os Tanguts, ao longo do curso superior do rio Amarelo, em Yinchuan. Mas a maneira de sua morte é desconhecida. É razoável acreditar que ele morreu de ferimentos sofridos durante a batalha. Também é razoável acreditar que essas feridas não vieram de uma flecha inimiga, como afirmou Marco Polo, mas de haver caído de seu cavalo durante a caça, de acordo com "A História Secreta dos Mongóis" - uma genealogia semimítica de Genghis Khan escrita em algum momento. depois de sua morte. Mas não é razoável acreditar que Genghis Khan morreu de hemorragia quando uma astuciosa princesa ocidental, que os mongóis carregaram como espólio de guerra, inseriu uma engenhoca na vagina para que, quando Genghis Khan dormisse com ela, tivesse o membro viril arrancado.
O local de sepultamento de Genghis Kahn também é um mistério, mas que pode ser revelado algum dia. Não será fácil, por causa dos esforços meticulosos que foram feitos para manter a localização exata em segredo. (*) Com o tempo, a área de busca foi ampliada tornando a localização do túmulo uma tarefa de Sísifo. A cultura também dificulta a busca, já que os mongóis ainda tentam honrar os desejos do Khan. Mas os arqueólogos estão tentando encontrar o túmulo do imperador.
Leia sobre a busca pelo túmulo de Genghis Kahn no Neatorama.

(*) Um relato frequentemente repetido conta que os soldados de Genghis Khan mataram todas as pessoas e animais que encontraram na jornada de Yinchuan; que, depois do enterro secreto, eles massacraram todos aqueles que compareceram ao funeral - para manter a localização em segredo. Eles, por sua vez, foram mortos por outro grupo de soldados, que por sua vez também foram mortos. Depois do enterro, mil cavalos pisotearam a área repetidamente para obscurecer a localização da sepultura. De acordo com outro relato, um rio foi desviado sobre seu túmulo para tornar impossível encontrar o lugar. ~ Amusing Planet

Nenhum comentário: