23 abril, 2020

A Magia do Livro

Quando perguntado em um famoso questionário concebido pelo grande escritor francês Marcel Proust sobre sua ideia de felicidade perfeita, David Bowie respondeu simplesmente: "Reading".
Retrato de David Bowie por Robert Risko para a Vanity Fair

Em seu ensaio de 1930, intitulado "The Magic of the Book" (A Magia do Livro), Hermann Hesse escreveu:
"Entre os muitos mundos que o homem não recebeu como um presente da natureza, mas criado a partir de sua própria mente, o mundo dos livros é o maior ... Sem a palavra, sem a escrita dos livros, não há história, não há conceito de humanidade. E se alguém quiser tentar incluir em um espaço pequeno, em uma única casa ou em um quarto individual, a história do espírito humano e torná-lo seu, ele só pode fazer isso na forma de uma coleção de livros."
Argumentou ainda o ganhador do prêmio Nobel que, não importa o quanto nossa tecnologia possa evoluir, a leitura continuará sendo uma fome humana elementar. Décadas antes da Internet como sabemos, Hesse previu:
"Não precisamos temer uma eliminação futura do livro. Pelo contrário, quanto mais certas necessidades de entretenimento e educação forem satisfeitas por meio de outras invenções, mais o livro ganhará dignidade e autoridade".

[Bom para 23/04/2020]

Nenhum comentário: