29 abril, 2020

Caixas de dormir

Durante grande parte da história humana, a privacidade durante a hora de dormir era um conceito estranho. Muitas famílias pobres viviam em casas pequenas, onde havia apenas um ou dois quartos, sendo que o maior deles funcionava como quarto e sala de estar, ambos compartilhados por todos os ocupantes da casa, incluindo convidados.
Mesmo em palácios não era incomum os criados dormirem no mesmo quarto dos patrões. Quando o rei Henrique V dormiu com Catarina de Valois, escreve Bill Bryson em "At Home", tanto o mordomo quanto o camareiro estavam presentes no quarto. Em tais circunstâncias, as cortinas da cama proporcionavam um pouco de privacidade.
Mas se você queria uma verdadeira privacidade, tinha que dormir em uma cama de caixa.

Uma cama de caixa na Áustria. Crédito da foto: Wolfgang Sauber / Wikimedia Commons

Em muitas casas rurais da Escócia, França e partes da Holanda e Reino Unido, as pessoas dormiam em camas que eram essencialmente grandes armários de madeira com uma cama dentro e portas para fechar enquanto dormiam. Algumas camas de caixa eram móveis independentes; outras foram construídas em recessos e anexadas à estrutura da casa. Além da privacidade, o pequeno espaço fechado da cama de caixa mantinha os corpos dos seus ocupantes aquecidos durante o inverno.
Também é possível que as camas tenham oferecido algum grau de proteção contra intrusos, especialmente lobos e outros animais, que pudessem ter entrado em casa.

Extraído de: Why mediaeval europeans slept inside boxes, Amusing Planet

Nenhum comentário: