06 junho, 2019

Café x Cerveja

Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão. [...] E o chocolate? Este dispensa comentários.
Eicardo Mallet, em Tudo que vicia começa com "C"(vídeo)

Diz a lenda que, no século nove, um pastor de cabras etíope descobriu o café, por acaso, ao perceber o efeito dos grãos sobre o comportamento das cabras que os ingeriam.
O café é um psicoativo. Em doses elevadas, pode causar alucinações e apresenta risco de morte. A dose letal de cafeína para um adulto é a que existe em cerca de 100 xícaras de café.
Na antiga cultura árabe havia apenas uma maneira de uma mulher poder se divorciar legalmente: se o seu marido não providenciasse café suficiente.
[https://blogdopg.blogspot.com/2012/12/fatos-sobre-o-cafe.html]
Em 1992, a descoberta da evidência química de uma cerveja de 5000 anos, encontrada em Godin Tepe, nas montanhas Zagros, Irã, foi relatada na revista Nature. A cerveja era a bebida fermentada preferida dos antigos sumérios. A evidência química foi encontrada a partir de um resíduo orgânico dentro de um vaso de cerâmica que, aparentemente, foi usado para fermentação ou armazenamento de cerveja. Alguns sulcos foram encontrados dentro do frasco de dupla manipulação que continha um resíduo amarelado pálido que deu um teste positivo para o íon de oxalato. O oxalato de cálcio, apenas ligeiramente solúvel em água, é o componente principal do sedimento que se instala na cerveja de cevada.
[TIS, Today In Science]

"Por Deus, esta bebida de satanás é tão deliciosa que seria uma lástima deixá-la para o uso exclusivo dos hereges. Vamos burlar o diabo, batizando-a", teria dito o papa Clemente VIII (1536-1605), ao provar pela primeira vez o café, uma bebida que continha uma substância ainda questionável na época, a cafeína.
[https://blogdopg.blogspot.com/2015/05/cafe-com-humor.html]
Há uma hipótese de que as Pirâmides do Antigo Egito não foram construídas por escravos. Foram construídas por egípcios - pagos pela execução dos trabalhos. Os faraós sabiam que seus súditos tinham de estar ocupados e felizes para que não viessem com problemas. Então, criaram um programa de empregos para a construção das Pirâmides. Com o truque egípcio de como transportar as pedras para as Pirâmides e o trabalho pago em cerveja, a felicidade era geral.
[http://blogdopg.blogspot.com/2016/08/a-construcao-das-piramides-do-antigo.html]

É mais fácil transportar cerveja do que café
Usando câmeras de alta velocidade para gravar as ondas de movimento que se formam na superfície da cerveja escura Guiness, da cerveja âmbar Heineken e do café, pesquisadores descobriram os efeitos de isolamento da espuma.
[https://blogdopg.blogspot.com/2015/08/transporte-de-liquidos.html]

Café para gostar mais das pessoas pela manhã.
Cerveja para odiar menos as pessoas à noite.
Cerveja é bom para fazer surgir no cérebro grandes ideias.
Café é bom para executar essas ideias.


"Garçom, suspenda o cafezinho e me traga outra caneca de cerveja – com colarinho, por favor!"
"Se você vê um copo de cerveja nesta foto, você pode ter um problema."


Outra luta do século: Caipirinha x Cerveja

Nenhum comentário: