13 junho, 2019

Os Elementos

"Deixe-me dizer-lhe como uma vez o famoso matemático Euclides se tornou um médico. Foi durante as férias que passei em Praga, como sempre fazia, quando fui atacado por uma doença nunca antes experimentada, que se manifestava por frio e um cansaço doloroso em todo o corpo. A fim de aliviar minha condição, peguei Os Elementos de Euclides e li pela primeira vez sua doutrina de ratio, que achei tratada de uma maneira inteiramente nova para mim. A engenhosidade exibida na apresentação de Euclides me encheu de um prazer tão vívido, que logo me senti melhor do que nunca."
~ Bernhard Bolzano (1781-1848), matemático e teólogo boêmio

O frontispício de uma tradução latina 

do século 14 de "Os Elementos".
Os Elementos de Euclides é o livro didático mais bem sucedido e influente de todos os tempos. Tendo sido escrito na Alexandria, por volta de 300 a.C., foi colocado em tipos pela primeira vez em Veneza, em 1482. Trata-se de um dos primeiros trabalhos impressos sobre a matemática e perde somente para a Bíblia em número de edições publicadas, com o número delas situando-se na casa das mil edições, segundo a Wikipédia.

Apesar da coleção de 13 livros, que constituem a obra Os Elementos, serem consideradas hoje um texto elementar sobre geometria, nem sempre foi assim. Conta-se que o rei Ptolomeu pediu a Euclides um caminho na geometria que fosse mais curto. E o matemático grego respondeu que "não há estrada real para a geometria". Sua primeira passagem difícil já é identificada no Livro I. É chamada de pons asinorum, que em latim significa "ponte de burros" (tradicionalmente, é difícil fazer burros cruzarem uma ponte).

Notícia de Microsiervos em 20/12/2018 - Os primeiros seis livros de  Os Elementos de Euclides, com gráficos modernizados por Oliver Byrne, já estão disponíveis online. Oliver Byrne foi o engenheiro britânico que refez o original, em 1847, com explicações mais simples de entender como "conceitos visuais"e com a manutenção das idéias do original.

Nenhum comentário: