14 junho, 2019

O primeiro robô movido a vapor


Em 1868, o Newark Advertiser publicou uma matéria sobre uma "Invenção Mecânica Notável - Um Homem a Vapor". O artigo dizia:
O Sr. Zadock Deddrick, um maquinista de Newark, inventou um homem. (1) Movido a vapor, ele executa funções características da espécie humana; que vão de andar a correr quando solicitado, em qualquer direção, e em quase qualquer velocidade, puxando atrás de si uma carga cujo peso sobrecarregaria a força de três cavalos de tração. (2)
O homem tem sete pés e nove polegadas de altura, sendo as outras dimensões do corpo em proporções corretas, fazendo dele um segundo Daniel Lambert, (3) a quem é jocosamente comparado pelo público. Ele pesa quinhentos quilos. O vapor é gerado no tronco, que nada mais é do que um motor de três cavalos, como os que são usados ​​em nossos motores a vapor. As pernas que o suportam são complicadas e maravilhosas. Os passos são dados com muita naturalidade e facilidade. Quando o corpo é jogado para a frente sobre o pé avançado, o outro é levantado do chão com uma mola e jogado para a frente pelo vapor.
Apesar de não atender a todas as expectativas, forneceu inspiração para muitos "homens a vapor" nos anos seguintes do século XIX.
(https://pballew.blogspot.com/2019/01/on-this-day-in-math-january-8.html#links)

N. do E.
(1) Zadoc Dederick foi um inventor estadunidense. Junto com Isaac Grass, ele foi o criador desse robô humanoide movido a vapor e projetado para puxar um carrinho. Sua invenção foi patenteada (US 75874) em 24 de março de 1868.
(2) Cavalo de tração é um termo empregado para referir-se a determinadas raças de cavalo, que são próprias para trabalhos pesados como o transporte de cargas.
(3) Daniel Lambert (1770 - 1809) foi um guarda prisional em Leicester, Inglaterra, famoso por seu tamanho anormalmente grande. Ao morrer pesava 335 kg.

Nenhum comentário: