29 novembro, 2018

Cada um vê o que precisa

Nossos dois olhos estão virados para o mesmo lado. Isso faz com que tenhamos um campo de visão pequeno, mas um grande senso de perspectiva (visão estereoscópica). Somamos, no cérebro, as duas imagens do objeto.

Comparem a visão dos seres humanos com a visão das aves.

1. A maioria dos pássaros tem olhos muito separados, com vasto campo de visão. Eles percebem os movimentos em quase toda a sua volta. Até conseguem ver com perspectiva quando olham bem de frente, pois há uma pequena zona onde os dois olhos captam simultaneamente as imagens dos objetos.

2. O pombo é um caso especial. Como passa boa parte do tempo ciscando, com o bico no chão, sua visão traseira é melhor do que a dianteira. Assim, ele evita que algum predador o surpreenda durante a refeição.

3. Já as corujas são uma exceção. Seus dois olhos ficam à frente, como os olhos dos homens. É que elas não se preocupam com surpresas pelas costas. Querem mais é calcular a distância das presas lá embaixo.

Le foto del giorno, aprile 2013
Fonte da imagem: https://buff.ly/2FI7wNT

As corujas ajudam a controlar as populações de roedores. Uma família de corujas famintas pode consumir mais de 3.000 roedores em uma época de nidificação, mantendo a cadeia alimentar naturalmente equilibrada.

Nenhum comentário: