10 novembro, 2018

Cerveja no claustro

Michel Fox, in CRUX
Embora a cerveja possa ter sido inventada pelos antigos babilônios, ela foi aperfeiçoada pelos mosteiros medievais que nos deram a cerveja como a conhecemos hoje. As imagens mais antigas de uma cervejaria moderna estão no Mosteiro de São Galo, na Suíça. Os desenhos, que datam de 820 d.C., mostram três cervejarias - uma para os hóspedes do mosteiro, uma para os peregrinos e os pobres e outra para os próprios monges.
Foi creditada a um santo, Arnold de Soissons, que viveu no século 11, a invenção do processo de filtragem. Até hoje, e apesar da proliferação de muitas microcervejarias de renome, a melhor cerveja do mundo ainda pode ser feita dentro do claustro - especificamente, dentro do claustro de um mosteiro trapista.


-----Foto: Aposentado, o Papa Bento XVI desfruta de uma cerveja em sua festa de aniversário (90 anos), no Vaticano. Também retratados: o irmão dele, Mons. Georg Ratzinger, à esquerda do papa, e o arcebispo Georg Ganswein, prefeito da casa papal, na retaguarda. (Crédito: CNS photo /  L'Osservatore Romano.)

Ordens religiosas e vinificação

Nenhum comentário: