12 novembro, 2018

O duro odor do durião

Deu na BBC Brasil:

Passageiros reclamaram do forte odor do durião, uma fruta oriental com aspecto semelhante ao da jaca. A fruta é macia, suculenta e sua semente pode ser torrada e comida como uma castanha.
Cerca de duas toneladas de durião estavam sendo transportadas no compartimento de carga do avião - que voaria de Bengkulu, na Indonésia, para a capital do país, Jacarta (5).
Os passageiros exigiram que a fruta fosse removida e houve brigas com comissárias de bordo.
No fim, a companhia aérea, Sriwijaya Air, cedeu e removeu os sacos de fruta da aeronave, que decolou uma hora depois do planejado.
(7 nov 2018)

A fruta (Durio zibethinus) é apreciada em parte da Ásia, mas também é controversa. Há quem a adore e há quem a odeie. Seu odor faz com que ela seja banida do transporte público, de hotéis e até de aviões, em determinados países. O odor característico do durião (de origem sulfurosa) serve a um propósito importante na natureza: ajudar a atrair animais para comê-lo e depois dispersar suas sementes.
A propósito de outra fruta com odor, informe-se aqui sobre o abricó-de-macaco, uma fruta não relacionada ao durião mas que parece semelhante. [PGCS]

Ó flor! (a "flor cadáver")

Nenhum comentário: