12 julho, 2017

Coisinha do Pai

Há 20 anos...
Com a finalidade de "despertar" o robô Sojouner para mais um dia de trabalho na superfície de Marte, os cientistas da Nasa usaram, no dia 12 de julho de 1997, o samba "Coisinha do Pai", interpretado por Elba Ramalho e Jair Rodrigues, e pinçado do disco "Casa de samba 1" produzido por Rildo Hora.
A escolha da canção foi da brasileira Jacqueline Lyra, engenheira aeroespacial responsável pelo controle de temperatura do robô e da nave Pathfinder, que o levou ao planeta Marte.
A música, segundo a engenheira, é uma "forma simbólica" de enviar o sinal para que o robô comece a trabalhar.  Acrescentando: "É tradição na Nasa acordar os astronautas com uma música, a nossa equipe resolveu fazer isso também com os robôs. Como estou sempre escutando músicas do Brasil, achei que o samba era bem apropriado por dizer 'você vale ouro, todo meu tesouro'."
O inesquecível samba "Coisinha do Pai", composto por Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos, foi lançado no álbum "Beth Carvalho no Pagode" (1979), de Beth Carvalho.E foi também um dos grandes sucessos do tradicional bloco carnavalesco carioca Cacique de Ramos.
N. do E.
Marte é um planeta habitado exclusivamente por robôs.

Nenhum comentário: