17 julho, 2017

Aurora colorida sobre a Islândia

O médico José Simões Albuquerque, natural de Aurora, Ceará, me enviou para publicação esta belíssima imagem de uma aurora (boreal) na Islândia. É do acervo da NASA, disponibilizada em sua página Astronomy Picture of the Day (Imagem de Astronomia do Dia).
Cada dia uma imagem ou fotografia diferente do nosso fascinante universo é apresentada na referida página, juntamente com uma breve explicação escrita por um astrônomo profissional. Esta é a foto que foi publicada em 6 de março de 2017.


Explicação
Você nem sempre vê uma cena tão bonita quando você caminha para um vulcão antigo — você tem que ter sorte. Quando o astrofotógrafo percebeu que as auroras estavam visíveis duas semanas atrás, ele fez uma viagem noturna ao topo da cratera para capturar esta aurora também refletida no lago central. Quando chegou, descobriu que... as luzes do norte eram ainda mais brilhantes e mais impressionantes do que antes! E a imagem que fez delas é o mosaico panorâmico de 13 quadros. O lago da cratera no centro é chamado Kerid (em islandês: Kerið) e tem aproximadamente 3 mil anos de idade. A "cabeça" da aurora mostra cores e bandas, com as cores vermelhas em situação mais alta na atmosfera da Terra do que as verdes. O céu do fundo é preenchido com os ícones da noite do norte inclusive a Polaris, o conjunto de estrelas das Plêiades e aquelas que compõem o punho da Big Dipper.

Nenhum comentário: