26 julho, 2017

O planeta e a estrela


A 370 anos-luz de distância um planeta e uma estrela estão tendo um romance tumultuado.
O telescópio espacial Spitzer da NASA detectou pulsações incomuns na camada exterior de uma estrela chamada HAT-P-2. O melhor palpite dos cientistas é que um planeta orbitando de perto, chamado HAT-P-2b, seja a causa destas boas vibrações na estrela.
Descobrimos o primeiro exemplo de um planeta que parece estar causando "um comportamento de batimento cardíaco em sua estrela-mãe", disse Julien de Wit, do Instituto de Tecnologia de Cambridge, Massachusetts. E um estudo que descreve suas descobertas foi publicado na revista Astrophysical Journal Letters.
As pulsações da estrela são as variações mais sutis de luz a partir de qualquer fonte que Spitzer tenha já medido. Um efeito semelhante já foi observado em sistemas binários de estrelas, mas nunca antes entre uma estrela e um planeta.
Pesando cerca de oito vezes a massa de Júpiter, HAT-P-2b é um planeta relativamente maciço. É um "Júpiter quente", ou seja, um exoplaneta que é extremamente quente e orbita sua estrela firmemente. Mas Júpiter quente é pequeno em relação à sua estrela, que é cerca de 100 vezes mais massiva. Essa diferença de tamanho faz com que o efeito de pulsação seja ainda mais incomum. (Para efeito de comparação, o nosso sol é cerca de 1.000 vezes a massa de Júpiter.)

http://www.spitzer.caltech.edu/news/1921-ssc2017-01-Spitzer-Hears-Stellar-Heartbeat-from-Planetary-Companion

Nenhum comentário: