05 julho, 2017

O velcro do século 21

O velcro, inventado em 1948 pelo engenheiro suíço Georges de Mestral, é um sistema de aderência e fixação que se baseia em dois tecidos diferentes: um deles, com ganchos, e o outro, com fios entrelaçados. Ao serem justapostos, os dois tecidos se enredam entre si e se mantêm colados. É um sistema de aderência temporário, versátil e muito utilizado, inclusive na indústria espacial — como acontece também com a fita adesiva.
Sem dúvidas, nem o velcro nem a fita adesiva são sistemas de fixação temporários perfeitos: o velcro somente funciona aos pares (une um tecido com outro, mas não com outras superfícies diferentes) e a fita adesiva perde sua propriedade de aderência depois de algum uso. Ambos os métodos também deixam resíduos sobre as superfícies que são utilizadas.
Por estes motivos o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, em Pasadena, vem desenvolvendo um novo sistema de aderência temporário, inspirado nas patas das lagartixas e salamandras. Elas estão entre os trepadores mais eficientes que existem e são capazes de subir do chão ao teto de uma casa em apenas um par de segundos, independentemente de qual seja o tipo de parede e de qual seja o grau de rugosidade.
Esta habilidade das lagartixas e salamandras se baseia em um fenômeno conhecido como forças de van der Waals. As plantas dos pés do réptil estão cobertas de milhões de diminutos pelos que, em contato com outra superfície, criam um pequeno campo elétrico que gera uma atração entre as moléculas, de forma parecida à eletricidade estática, resultando em uma capacidade de grudar que persiste em condições extremas de temperatura e pressão.
Igualmente ao que sucede com os pelos das patas desses répteis, os "pelos" sintéticos do JPL fabricados com silício também apresentam o "poder pegajoso" das forças de van der Waals, mesmo sbmetidos a condições extremas.
Passados 70 anos desde a invenção do velcro, ainda não existe uma palavra para designar este "sistema de aderência temporária formado por duas tiras de tecidos diferentes que se engancham ao entrarem em contato". A palavra "velcro" é na realidade uma marca comercial, o nome da companhia que fabricou e comercializou originalmente o velcro até expirar a patente. Assim, hoje em dia, nem todos os "velcros" são Velcro.

Fontes
Velcro, blog EntreMentes
www.microsiervos.com
https://youtu.be/6zasTmmR95E (vídeo)

Nenhum comentário: