29 julho, 2017

O apartamento exclusivo da Torre Eiffel

No topo deste colossal monumento, o engenheiro Gustave Eiffel criou para si mesmo um espaço para morar. Um apartamento com cerca de 200 metros quadrados, a 300 metros de altura, ao qual somente ele tinha acesso.
Pequeno e decorado de forma simples, o espaço era repleto de armários e mesas de madeira. Com papel de parede elegante, a poltrona de veludo, um piano e pinturas a óleo eram suas únicas extravagâncias.
O escritor Henri Girdard conta, em seu livro dedicado à história de construção da obra, "La Tour Eiffel de Trois Cent Métres" (1891), sobre "o incontável número de pessoas que enviaram cartas ao engenheiro para alugar seu pied-à-terre". Contudo, todas as propostas foram recusadas.
As motivações do engenheiro para a construção não são claras. Mas como criador de torres, pontes e outras grandes estruturas, a localização era uma oportunidade para estudar o vento e os princípios da resistência do ferro. Entre os estudiosos e inventores que já passaram pelo espaço, estão Thomas Edison, que presenteou o amigo com um de seus fonógrafos.
A decoração e os móveis continuam os mesmos até hoje, e manequins foram inseridos para receber os que visitam o apartamento.


Ver também:
A história de Victor Lustig, o vigarista que "vendeu" a Torre Eiffel a um sucateiro de Paris. Pasmem, senhores. Para vencer essa "licitação por carta-convite", o comprador ainda precisou subornar.

Nenhum comentário: