06 julho, 2017

A planta de jarro

A planta de jarro (Cephalotus follicularis) é uma espécie de planta carnívora que cresce no sul da Austrália. O aroma de seu néctar atrai os insetos, que acabam ficando presos em folhas diferenciadas da planta (folhas com forma de jarro).
Lentamente, suas enzimas digestivas decompõem os corpos dos insetos, dos quais a planta se alimenta. Dentre as enzimas, a quitinase básica, que decompõe a quitina do exoesqueleto dos insetos, e a fosfatase ácida púrpura, que permite a planta assimilar o fósforo que rouba de suas vítimas.
Com isto, a C. follicularis "obtém, principalmente, nitrogênio e fósforo, nutrientes essenciais para a planta", diz o professor de genética da Universidade de Barcelona, Julio Rozas, e esta estratégia é "a resposta evolutiva das plantas que vivem em solos muito pobres".
Apesar das distâncias geográficas, outras espécies de plantas que crescem em solos pobres de nutrientes também desenvolveram estratégias semelhantes, transformando-se em plantas carnívoras. São exemplos de convergência evolutiva ou evolução paralela.



Ver também: Um relógio carnívoro

Nenhum comentário: