13 julho, 2017

A impossibilidade em sua forma mais pura

A Suécia emitiu três selos (25, 50 e 75), em 1982, retratando figuras impossíveis. O selo de valor nominal 25, em que cubos formam um triângulo, é mostrado ao lado.
Este triângulo torcido tem um nome?
Sim, A figura é chamada de tribar ou triângulo de Penrose. Foi primeiramente pintado, em 1934, pelo artista gráfico sueco Oscar Reutersvard. Supostamente, Oscar sofria de dislexia e tinha dificuldade para estimar a distância e o tamanho dos objetos. Mas sua família, que era uma família de artistas, o incentivou em seus esforços para a pintura e a escultura.
Ele desenhou sua versão de triângulo como um conjunto de cubos em projeção paralela.
O psiquiatra Lionel Penrose, e seu filho, Roger, conceberam e popularizam na década de 1950 a sua versão do triângulo, descrevendo-o como "a impossibilidade em sua forma mais pura". E Maurice Escher usou e popularizou ainda mais a ideia em seus desenhos.
Há pelo menos duas esculturas que mostram o tribar quando visto da perspectiva correta. Uma está em East Perth, Austrália (mostrada abaixo), e a outra, em Gotschuchen, na Áustria.

O triângulo impossível em Perth, uma ilusão de óptica
Embora seja possível construir analogias ao triângulo de Penrose com outros polígonos regulares para criar um polígono de Penrose, o efeito visual não é tão marcante, e à medida que os lados aumentam, o objeto parece ser meramente deformado ou torcido.

https://en.wikipedia.org/wiki/Penrose_triangle (v. tridente e arco)
http://pballew.blogspot.com.br/2017/02/on-this-day-in-math-february-16.html#links

Nenhum comentário: