07 julho, 2017

Malthus e Darwin

Nascido em fevereiro de 1766, o economista e demógrafo inglês Thomas Robert Malthus pode ser considerado um sociólogo pioneiro. Ele foi um dos primeiros a analisar sistematicamente a sociedade humana ao publicar suas teorias em "Um Ensaio sobre o Princípio da População". Malthus previu que a população sempre ultrapassaria o suprimento de alimentos e que isso resultaria em fome, doença ou guerra para reduzir o número de pessoas. Como Malthus observou, A Revolução Industrial estava causando um rápido aumento da população, o que exigiria, para manter as condições sociais de então, impor limites estritos na reprodução. Lendo o livro, Charles Darwin inspirou-se a refletir sobre a sobrevivência dos indivíduos mais aptos no processo de seleção natural das espécies. (TIS)

"Em outubro de 1838, ou seja, quinze meses depois de eu ter iniciado minha investigação sistemática, passei a ler por diversão Malthus sobre a População , e estando bem preparado para apreciar a luta pela existência que, em todo lugar, decorre da observação prolongada dos hábitos de animais e plantas, logo me pareceu que, nessas circunstâncias, as variações favoráveis ​​tenderiam a ser preservadas e as desfavoráveis ​​a serem destruídas. O resultado disso seria a formação de novas espécies. Aqui, então, eu tinha finalmente uma teoria para trabalhar. Mas eu estava tão ansioso para evitar o preconceito que eu decidi não escrever, por algum tempo, até mesmo o mais breve esboço sobre o assunto." ~ Charles Darwin

Malthus Além

Nenhum comentário: