04 outubro, 2022

Pérolas naturais e cultivadas

Seu dentista está guardando seus dentes velhos? Cara, você sabe que pode vendê-los para a fada do dente por um bom dinheiro.

As pérolas naturais são produzidas pela reação da ostra a um corpo estranho que se introduziu nela acidentalmente.
Tipo pedras da vesícula ou dos rins. Que algumas pessoas têm um monte, outras têm uma e algumas outras não têm nenhuma.
Devido à raridade das pérolas naturais (apenas uma ostra em quarenta contém alguma pérola), somente as pessoas ricas podiam comprá-las antes da invenção das pérolas cultivadas.
Em 1893, Kokichi Mikimoto inventou no Japão a técnica para a produção dessas pérolas. Inicialmente, ao semear as ostras com pequenas contas de madrepérola. Adiante, ele descobriu que, utilizando-se de fragmentos da concha de marisco do rio Mississippi, ele podia obter resultados melhores com a semeadura.


Tecnicamente, a maioria das pérolas cultivadas são uma camada bem fina de nácar sobre um núcleo já esférico, que é quase tão grande quanto a pérola acabada. Começar com algo de formato estranho e esperar que cresça redondo levaria uma eternidade e não seria econômico o suficiente para produzir pérolas em escala comercial. Essas ostras ouvem música clássica, leem Shakespeare e pagam seus impostos. 
Pérolas naturais (caipiras) tendem a ser assimétricas.

Nenhum comentário: