28 outubro, 2022

Espelhos mágicos - 3

3 de 3
O Espelho Mágico é um elemento imprescindível ao filme de 1937, "Branca de Neve e os Sete Anões". Dentro dele habita o Escravo, um espírito aprisionado (semelhante a uma máscara teatral, cercada por fogo e fumaça) que sempre fala a verdade.
A introdução do filme (contada na forma de um livro) informa ao público que a Rainha todo dia consulta o Espelho Mágico para saber quem é a mais bela de todas. Enquanto o Escravo no espelho responde que é a Rainha, ela se mostra contente, sabendo que o Espelho Mágico nunca mente. 


(No entanto, receosa de que a sua enteada, Branca de Neve, possa um dia tornar-se mais bonita do que ela, a Rainha veste a menina em trapos e força-a a trabalhar como criada no castelo.)
Mas, um dia...
Rainha: Fala, Mágico Espelho meu. Quem é mais bela do que eu?
Espelho: Famosa é a vossa beleza, Majestade. Porém, há uma menina, entre nós, com tanto encanto e suavidade que eu digo: ela é mais bela do que vós.
Rainha: Pior para ela. Revela o seu nome.
Espelho: Lábios vermelhos como a rosa, cabelos negros como o ébano, pele branca como a neve.
Rainha: Branca de Neve!
A Rainha então ordena que o Caçador mate a enteada na floresta. Descumprindo a ordem, o Caçador manda a moça fugir. E, no retorno ao castelo, entrega à Rainha o coração de um bicho - como prova de que matou Branca de Neve na floresta.
Mas a Rainha fica sabendo a verdade em nova consulta ao Espelho Mágico.  
Espelho: Sobre as sete colinas de joias, além da sétima parede, na Cabana dos Sete Anões, mora Branca de Neve, a mais bela de todas.
Esta é a última aparição do Espelho no filme. O que acontece com ele não fica claro. Como o Caçador, o Espelho e o Escravo que o habita são personagens menores usados para fazer avançar a história.

Curiosidade. No Brasil, Almirante fez a voz do Espelho Mágico. O dublador é o cantor, compositor e radialista Henrique Foréis Domingues (RJ, 19 de fevereiro de 1908 — RJ, 22 de dezembro de 1980)

(Diga espelho meu se há na avenida alguém mais feliz que eu?) 

Nenhum comentário: