19 outubro, 2022

Maria Rita por Maria Rita

Extraído de: http://twitter.com/MariaRita/status/1481361426451214338

(três emojis falando alto) acho curioso quando dizem que têm ranço de mim porque eu disse que não gostaria de que me comparassem à minha mãe (no início da minha carreira) mas gravei um disco/dvd em homenagem a ela (10 anos depois).

não querer que me comparem tinha — e tem — dois principais motivos: 1. ser eu, ser livre pra cometer meus erros e ter minhas conquistas, escrever uma história distinta à dela; 2. ninguém se compara à incomparável. ninguém.

outro lance que eu fico (rosto com monóculo) é esse lance de exaltarem a mãe a partir de ataques à filha. mano: faz isso não. é feio. ninguém gostaria de passar por isso — principalmente uma mãe. a não ser que a mãe fosse meio psicopata, que DEFINITIVAMENTE não era o caso de minha mãe. me deixa.

e sim: minha voz é mais grave e mais "suave". eu sou alto/contralto, minha mãe alto/soprano. vale dar uma estudada pra entender que, por causa disso, nossas extensões são diferentes. (mas tem maestro que diz que minha extensão é incrível…)

pr’além disso: não, nossas interpretações não são iguais. e sim: as dela são e sempre serão infinitamente melhores — do que de quaisquer cantoras. não só euzinha aqui. né?

e não: eu não a imito. 1. eu NÃO LEMBRO DE MINHA MÃE. zero. zero lembrança. 2. eu não cresci com youtube. não tinham documentários. então não a imito. 3. quando eu subo num palco, eu SÓ PENSO naquele momento, em SOBREVIVER. foco na canção. não penso nela. e nem em ninguém.

e pra terminar: não, eu não quero ser igual à minha mãe. eu só quero buscar alguma paz dentro desse cenário onde a elis é de todos mas a mãe é minha. aliviem, vai. já tenho 20 anos de carreira, 8 grammys, sei la quantas turnês pelo país e o mundo…

mas se quisesse: MINHA MÃE ERA F***!!! e eu estaria bemmmm no meu direito de me inspirar nessa mulher incrível… meu direito e minha honra. esse legado dela é o maior presente que ela me deixou.(buquê)

e prestenção: amadurece aí, porque minha mãe não merece esse nhem-nhem-nhem, não — e honestamente, nem eu. nossa história, a minha e a dela, é tão mais maneira que isso… ela me amava loucamente, quase pirou quando eu nasci, dizia que eu era a companheira dela… amor de mãe!

ps.: e eu acho que eu canto para c*****o!!! mas não chego aos pés de dona elis. MAS E QUEM CHEGA??? (três caras sorridentes com três corações)


http://youtu.be/dQVnxzn94R0

Nenhum comentário: