24 outubro, 2022

A febre yeti

O yeti é um criptídeo, possivelmente parecido com um macaco, que habita as partes mais altas das montanhas do Himalaia. Por muito tempo, foi uma lenda entre o povo sherpa, que capturou a imaginação do mundo durante a primeira metade do século 20, quando os montanhistas tentavam conquistar o cume do Monte Everest. Alguns alpinistas trouxeram fotos de pegadas misteriosas e figuras sombrias, e até mesmo pedaços de pele e pelo. A corrida do Everest foi vencida quando Edmund Hillary e Tenzing Norgay comandaram a primeira expedição a chegar ao cume e retornar com vida em 1953. Mas a febre yeti persistiu nos anos seguintes.
Então, Hillary partiu para encontrar o yeti. Esse foi um dos objetivos da expedição de nove meses iniciada em 10 de setembro de 1960. O outro objetivo foi estudar os efeitos a longo prazo da exposição a grandes altitudes. A expedição estava repleta de cientistas e especialistas em montanhas. Os estudos de altitude receberam financiamento da World Book Encyclopedia, mas a caça ao yeti atraiu as manchetes e o apoio do público. A expedição estava bem abastecida com rifles tranquilizantes e armas defensivas.


Se Hillary (foto) sempre duvidou da existência do Abominável Homem das Neves, por que sair em sua caçada? Ed Douglas, autor de "Tenzing: Hero of Everest e Himalaya: A Human History", sugere que Hillary usou a caça ao yeti para obter financiamento para a parte científica da expedição. "O yeti foi uma ferramenta de marketing útil", escreve Douglas. "Duvido que Hillary realmente acreditasse nisso, exceto quando estava conversando com pessoas de relações públicas."

Leia sobre a expedição e o que a equipe encontrou em Atlas Obscura.
(https://www.neatorama.com/2022/02/16/Sir-Edmund-Hillary-Hunted-a-Yeti/)

O que é criptídeo
É um termo usado na criptozoologia para se referir a uma criatura cuja existência é sugerida mas para a qual não existem provas científicas para comprovar.
Exemplos:
- Sereias
- Nessie
- Saci-Pererê
- O Monópode
- Rana magnaocularis

Nenhum comentário: