30 outubro, 2022

Um pequeno passo para um bebê...

Cinquenta e três anos atrás, em 29 de outubro de 1969, nascia a Internet. Foi um começo humilde – um único login de um terminal de computador na UCLA em Los Angeles para o Stanford Research Institute (SRI) na Bay Area. Mas foi um pequeno passo de bebê que acabaria por catapultar o mundo para a era da informação.
Surpreendentemente, na verdade, temos um pedaço de papel que documenta esse momento importante da Internet, chamado Arpanet pela primeira vez, porque era um projeto financiado pelo ARPA. Hoje você provavelmente conhece melhor o ARPA com o nome DARPA, a agência governamental que trabalha com tecnologia de ponta, como robôs de combate na guerra e implantes cerebrais.
Os operadores de terminais de computadores que estavam trabalhando na UCLA em 1969 mantinham um diário detalhado de tudo o que estava acontecendo ao estabelecer sua rede. E em um caderno de anotações em 29 de outubro de 1969, podemos ver uma notação particularmente importante às 22:30: "Conversei com o SRI, host para host".


Essa folha de papel, que atualmente está nos arquivos da UCLA, é mais ou menos a certidão de nascimento da Internet – um registro escrito daquele momento em que os dois computadores host da UCLA e do SRI começaram a se comunicar.

Esta era a situação de toda a Internet no fim do ano de 1969:

Nenhum comentário: