07 outubro, 2022

O sexto oceano

Um novo estudo dá novas provas à teoria de que o planeta Terra tem um sexto oceano, além do Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico, e que ele se encontra abaixo de nossos pés.
Publicado na revista Nature Geoscience, o artigo afirma que esse oceano abrange todo o globo em uma camada entre o manto superior e o inferior da Terra, a cerca de 650 quilômetros de profundidade. Em comparação, a crosta terrestre tem uma profundidade média de 8 a 40 quilômetros.
Os geólogos já vinham acumulando há algum tempo evidências de que existe uma grande quantidade de água no manto da Terra, mantida em minerais porosos, e não como um grande corpo de água, como acontece na superfície. Em 2014, um estudo sugeriu que essa zona de transição pudesse contar até 1% de seu peso em água, com base em amostras de um mineral chamado de ringwoodite, (*) encontrado em um diamante extraído no Brasil.
Em 2017, um dos pesquisadores de um estudo semelhante publicado na revista Science disse à New Scientist que a zona de transição poderia conter tanta água quanto todos os oceanos da superfície do planeta.
O novo estudo também examinou um diamante, este extraído em Botswana, e descobriu que provavelmente se formou a cerca de 660 quilômetros de profundidade associada à zona de transição. Estudando a ringwoodite encontrada no diamante e com base na condição desse mineral, os pesquisadores agora acreditam que a região aquosa se estende um pouco abaixo da zona de transição e no manto inferior do planeta.
br.noticias.yahoo.com/ (matéria enviada por Jaime Nogueira)
(*) N. do E.
Até recentemente, os cientistas nunca tinham visto ringwoodita de dentro da Terra. Para estudar o mineral, eles tiveram que sintetizá -lo em um laboratório ou extraí-lo de meteoritos. Em 2014, uma pequena amostra do mineral foi extraída da Terra pela primeira vez. Um grão foi encontrado dentro de um diamante extraído no Brasil. O pequeno fragmento tinha menos de 40 micrômetros de comprimento. O diamante veio originalmente da zona de transição do manto da Terra . A zona de transição está localizada várias centenas de quilômetros abaixo da superfície. É aí que altas temperaturas e pressões criam ringwoodita a partir da olivina , outro mineral. Na zona de transição, a olivina foi aquecida e comprimida em ringwoodita. Eventualmente, um diamante se formou ao redor do ringwoodita. Então, um vulcão trouxe o diamante para a superfície.Ringwoodite pode absorver água. Mas não pode absorver água na forma líquida, sólida ou gasosa! Altas temperaturas e pressões não apenas transformam a olivina em ringwoodita. Eles também fazem com que as moléculas de água se dividam. Isso cria radicais hidroxila (-OH) . Os poros da ringwoodita absorvem os radicais hidroxila. Isso prende a água quebrada dentro da estrutura molecular do mineral. Havia radicais hidroxila na ringwoodita aprisionada no diamante brasileiro. O peso da água foi cerca de 1% do peso total da amostra. Os cientistas compararam isso com a quantidade total de ringwoodita estimada no manto da Terra. Ao que tudo indica, a quantidade de água nas profundezas da superfície do planeta é aproximadamente igual à quantidade nos oceanos

Nenhum comentário: