27 outubro, 2022

Nós, os deuteróstomos

Os deuterostômios ou deuteróstomos representam um ramo (superfilo = sub-reino) importante da Animalia, assim como os protostômios ou protóstomos. A maioria dos animais com exoesqueletos são protóstomos, enquanto aqueles com endosqueletos são deuteróstomos.
No desenvolvimento embrionário inicial, que se acredita paralelizar com o desenvolvimento evolucionário, a célula única se divide várias vezes até que, finalmente, o conjunto se assemelha a uma esfera oca. Então, essa esfera desaba em um lado, formando duas camadas de células e se tornando em forma de tigela. Adiante, o fundo da tigela se abre, que passa a se assemelhar a um tubo curto.
AGORA, a diferença entre nós e insetos. É que nos deuterostomizados (nós) o primeiro buraco torna-se o ânus e o segundo, a boca; enquanto nos protostomizados (os insetos, por exemplo) acontece o contrário: o primeiro buraco a se formar é a boca e o segundo, o ânus.
Então, a diferença é muito básica, voltando a meio bilhão de anos ou mais na história evolucionária. E, sim, nós fomos basicamente em forma de rosquinha, com o canal alimentar correspondendo ao buraco do donut.


Revisão: Dêutero

Nenhum comentário: