23 outubro, 2022

"A palavra é... garota!"

Durante quarenta noites, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto se apresentaram na boate "Au Bon Gourmet". Apesar de não receber cachê, Vinicius lançou cinco canções em suas apresentações, inclusive de "Garota de Ipanema". No show, antes de cantar esta música, rolava um diálogo entre os três:
João:  "Tom, e se você fizesse agora uma canção que possa nos dizer, contar o que é o amor?"
Tom: "Olha, Joãozinho, eu não saberia sem o Vinicius escrever a poesia."
Vinicius: "Para esta canção se realizar, quem me dera o João para cantar!"
João: "Ah, mas quem sou eu? Melhor se cantássemos os três."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garota_de_Ipanema
http://www.facebook.com/vivi.nabuco/videos/2355267914560177 (vídeo)

Em 1967, Vinicius foi convidado para participar de "Esta noite se improvisa", na TV Record. O apresentador Blota Jr. dizia uma palavra e os competidores tinham que cantar um trecho de uma música em que ela estivesse presente. Blota Jr. anunciou: "A palavra é... garota!" Vinicius correu para o microfone e começou a cantar a sua "Garota de Ipanema". Quando chegou ao final, ele, o apresentador, os competidores e toda a plateia levaram um susto. Perceberam que "Garota de Ipanema" não tem a palavra "garota" na letra (só no título).
http://www.guiadoscuriosos.com.br/web-stories/vinicius-de-moraes-e-a-garota-de-ipanema/
http://twitter.com/acervobuarque/status/1490321809841045504

Retirado do portal de videos do site Memória Globo, assistam a imitação que Hubert Aranha, então integrante do "Casseta & Planeta Urgente", faz do comentarista internacional Paulo Francis no "Fantástico", em abril de 1994. Hubert recita os versos de "Garota de Ipanema", de Tom e Vinicius, na voz rasgada e caricata desse jornalista que, durante muitos anos, fez a coluna internacional do "Jornal da Globo".
http://www.youtube.com/watch?v=aCGelaqMReI


Nenhum comentário: