22 maio, 2020

Viva seu Zé Pelin!

O inventor do balão dirigível foi o conde alemão Ferdinand Adolf Heirinch von Zeppelin (1839 -1917). No dia 2 de julho de 1900, com um balão impulsionado por dois pequenos motores, o conde conseguiu sobrevoar o lago Constanza, na fronteira da Alemanha com a Suíça.
Por conta desse feito extraordinário na História da Aviação, os dirigíveis ficaram sendo chamados de zepelins, o mesmo nome do seu inventor.
O sucesso dos balões dirigíveis levou à fundação, na Alemanha, da primeira companhia aérea de transportes de cargas e de passageiros: a Deutsche Luftschiffahrts Aktein Gesellchaft.
Por apresentar uma posição geográfica privilegiada no Nordeste do Brasil, a cidade do Recife foi escolhida para abrigar a primeira base operacional dos dirigíveis "Zeppelin" e "Hindenburg". Para tanto, construiu-se em Jiquiá um Parque de Aerostação, com uma torre de atracação de 16 metros de altura. Era a primeira estação aeronáutica para dirigíveis da América do Sul e tinha uma função semelhante a dos faróis.
No dia 22 de maio de 1930 (há 90 anos), quando um desses dirigíveis chegou a Recife pela primeira vez, o fato teve tamanha relevância que Estácio Coimbra, governador de Pernambuco naquela época, decretou feriado estadual. E o dirigível terminou pousando no Campo dos Dirigíveis do Jiquiá.
O Graf Zeppelin realizou 63 viagens unindo o Recife à Europa. Em 1936, veio a ser substituído por outro dirigível, o Hindenburg. Este último realizou sete viagens ao Brasil, antes do acidente que o destruiu, em 1937, ao pousar em Lakehurst, no estado norte-americano de New Jersey.
Os zepelins faziam tanto sucesso que, em certa ocasião, Ascenso Ferreira escreveu um poema (trecho) sobre eles:
– Apontou!
– Parece uma baleia se movendo no mar!
– Parece um navio avoando nos ares!
– Credo, isso é invento do cão!
– Ó coisa bonita danada!
– Viva seu Zé Pelin!
– Vivôôô!
Deutschland über alles! Chopp! Chopp! Chopp!
– Atracou!
Fontes
Vainsencher, SA. Zepelin. In: Fundação Joaquim Nabuco [http://basilio.fundaj.gov.br]. Acessado em 14/10/2018
Silva, LD. Chegada do Graf Zeppelin ao Recife completa 85 anos. In: Diário de Pernambuco [http://www.diariodepernambuco.com.br]. Publicado em 19/05/2015. Acessado em 14/10/2018.

Nenhum comentário: