29 maio, 2020

Histórias que têm apenas seis palavras

Elas são realmente um "gênero narrativo"?
David Fishelov, acredita que elas possam ser. Ele é professor de literatura comparada, na Universidade Hebraica de Jerusalém. Veja o ensaio dele sobre o assunto. "The Poetics of Six-Word Stories" (A Poética das Histórias de Seis Palavras), que foi publicada na Narrative de janeiro de 2019.
O professor considera as histórias de websites. Como neste, por exemplo. E chega a várias conclusões como, por exemplo:
"[…] Elas oferecem uma visão original, nos convidam a mergulhar no iceberg narrativo (para construir exposição implícita, contexto, causas possíveis), reler o texto (muito) breve e refletir sobre o contraste entre seu pequeno formato e as complexas situações humanas que evocam."
RESUMO. Histórias de seis palavras apresentam um estudo de caso intrigante para teóricos de gêneros literários e narratologistas. Apesar da popularidade dessa forma narrativa peculiar - provavelmente a mais recente novidade no clube de gêneros narrativos - e do fato de ter produzido muitos textos cativantes, quase não há discussão crítica sobre esse fenômeno literário em rápido crescimento. Depois de explicar por que as histórias de seis palavras merecem o título de um gênero narrativo, ofereço uma breve discussão comparativa dessas histórias ao lado de formas literárias curtas tradicionais, como aforismos e provérbios. Discuto então sete características importantes das histórias de seis palavras. Os três primeiros compreendem o "núcleo duro" da poética do gênero, os dois seguintes são muito comuns entre histórias de seis palavras, mas não são uma parte essencial de sua poética, e os dois últimos estão relacionados à recepção e produção do gênero: (1) Uma cadeia de eventos representada (o elemento narrativo); (2) A ponta do princípio do iceberg; (3) a estrutura da linha de punção; (4) estruturas rítmicas e poéticas; (5) o realismo das histórias; (6) a "contagiosidade" da forma; e (7) a forte conexão do gênero com o inglês, o idioma em que foi introduzido pela primeira vez. Concluo apontando que, embora muitas histórias de seis palavras ilustrem realizações espirituosas e artísticas, também há o risco de que os praticantes do formulário produzam mecanicamente textos sem graça.
http://muse.jhu.edu/article/712868

Qual foi então o criador das histórias de seis palavras?
Alguns afirmam que foi Ernest Hemingway. Com sua agora famosa obra literária: For sale: baby shoes, never worn (À venda: sapatos de bebê, nunca usados), escrita num guardanapo, diz Penned. Mas é possivelmente uma história apócrifa.

Nenhum comentário: