23 maio, 2020

Crise cosmológica

Não sabemos se o universo é redondo ou plano
Viaje o suficiente no universo e você poderá voltar para onde começou. Medições do observatório espacial de Planck mostraram que o universo pode ter a forma de uma esfera e não de uma folha plana, o que mudaria quase tudo o que pensamos que sabemos sobre o cosmos.
O observatório Planck, que operou de 2009 a 2013, mapeou o fundo cósmico de microondas, um mar de luz que sobrava do big bang.
Um conjunto de observações mostrou que havia mais lentes gravitacionais - alongamento da luz devido à forma do espaço-tempo, que pode ser distorcida pela matéria pesada - do que o esperado. Alessandro Melchiorri, da Universidade Sapienza de Roma, e seus colegas calcularam que isso pode ocorrer porque a forma do universo é diferente daquilo que pensávamos.
Todos os outros dados cosmológicos sugerem que o universo é plano, o que significa que não tem curvatura, semelhante a uma folha de papel. Essas medidas de Planck indicam que ela pode ser "fechada" ou esférica, o que significaria que se você viajasse o suficiente em uma direção, acabaria voltando ao ponto em que começou. Isso ocorre porque a lente extra implica a presença de matéria escura extra, o que levaria o universo a uma esfera finita em vez de uma folha plana.
Segundo essas observações, o universo tem 41 vezes mais chances de ser fechado do que plano. "Esses são os dados cosmológicos mais precisos e estão nos dando uma imagem diferente", diz Melchiorri.
Se o universo estiver realmente fechado, isso pode ser um grande problema para a nossa compreensão do cosmos. Outro enigma cosmológico é que o universo próximo parece estar se expandindo mais rápido do que deveria. É difícil de explicar com nosso modelo padrão de cosmologia, que inclui um universo plano, e a equipe calculou que isso fica ainda mais difícil com um universo esférico, juntamente com algumas outras incompatibilidades cósmicas que ainda precisamos explicar. É tão ruim que eles estão chamando de "crise cosmológica".

Leia mais: http://www.newscientist.com/article/2222159-cosmological-crisis-we-dont-know-if-the-universe-is-round-or-flat/#ixzz66ZPiXsAJ, NewScientist
Referência científica : Nature Astronomy, DOI: 10.1038 / s41550-019-0906-9

N. do E.
O observatório Simons, atualmente em construção no Chile, poderá medir as lentes gravitacionais de maneira ainda mais precisa que o Planck, e deve nos dizer se realmente existe uma crise cosmológica.
E agora, terraplanistas? Além da Terra, talvez o próprio universo seja também redondo.

Nenhum comentário: