30 maio, 2020

Tributo a Evaldo Gouveia (3)

Morreu nesta sexta-feira (29), em Fortaleza, vitimado pela covid-19, o compositor e cantor Evaldo Gouveia de Oliveira.
Natural de Orós (CE), Evaldo nasceu em 8 de agosto de 1928 e tinha a memória identificada com o município de Iguatu (CE), para onde a família do artista se mudou quando ele tinha apenas três meses de idade.
Com cerca de 700 canções gravadas, Evaldo é autor de "Deixe que ela se vá", "Alguém me disse", "Serenata da chuva", "Sentimental demais", "Conde" e "E a vida continua", entre outras.
Antes de emplacar na carreira solo, o cearense fez parte de formações como a do lendário Trio Nagô, ao lado de Mário Alves e Epaminondas Souza.
Nas décadas de 1950, 60 e 70, teve o sucesso impulsionado nas frequências radiofônicas pelas vozes de cantores como Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Alaíde Costa, Moacir Franco, Nora Ney e Maysa Monjardim.
Em 2011, ganhou um tributo à altura da beleza, da diversidade e da importância de sua obra musical com a produção do CD "O Trovador" pela Secretaria de Cultura de Fortaleza. Autor da marcha-rancho "Bloco da solidão", sucesso nos bailes de carnaval de 1971 e anos seguintes, e "O mundo melhor de Pixinguinha", samba-enredo da Portela em 1973, Evaldo foi também homenageado pelo "Carnaval da Saudade de 2019", do Clube Náutico Atlético Cearense, pela contribuição que deu ao carnaval brasileiro.
Seu parceiro mais frequente foi o espírito-santense Jair Amorim (1915 - 1993).

Um comentário:

Unknown disse...

Estou eu aqui emocionado, e são 2h50 quando entrei no Entrementes, ouvindo no PC as lindas canções, uma mais que a outra do grande Evaldo Gouveia. Sempre junto de amigos nas madrugadas após sair do Jornal que trabalhava em Ribeirão Preto, cantar, mais ouvir um amigo tocar e cantar em lanchonete enquanto tomávamos umas cevas. Fazia tempo que não ouvia estas lindas canções, pois muda-se de local, aparece outras canções, e em momentos como esse, que alguém anuncia seu falecimento é que temos a certeza o quanto perdemos, perdi em não ter ouvido mais ele, esse grande cantor-compositor Evaldo Gouveia, que eu nem sabia que era Cearense. Obrigado Paulo Gurgel, abraços!