17 maio, 2020

O alinhamento geral dos planetas

Não se afobe não, que não é pra já (parafraseando o Chico). O tempo necessário para o alinhamento dos oito planetas do Sistema Solar é grande demais para vir a acontecer algum dia.
Leiam isto que está no site Sky and Telescope:
Mercúrio, o planeta mais rápido, ultrapassa Vênus a cada 0,396 anos, permanecendo dentro de um arco de 3,6° por 0,004 de ano cada vez. A cada passagem, a chance de que a Terra esteja também dentro deste arco de 3,6° é 1 em 100. Então, na média, os três planetas internos se alinham a cada 39,6 anos. As chances de que Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão todos dentro deste arco junto com eles é de 1 em 100 elevada à quinta potência. Então, em média, os oito planetas se alinham a cada 396 bilhões de anos. Se você quiser ser ainda mais preciso exigindo que os planetas estejam dentro de um raio de 1° entre eles, este tempo cresceria para uma vez a cada 13,4 trilhões de anos.
Antes disto, o sol vai se tornar uma gigante vermelha, perder boa parte de sua massa, engolir Mercúrio e Vênus e permitir que o resto dos planetas se desloque para outras órbitas.

Linha dos alinhamentos no blog EM
[1] [2] [3] [4] [5] [6]

Nenhum comentário: