04 agosto, 2019

Compilando Irene

Nos idos de 2010 escrevi o Irene na Terra. Sem a pretensão de que os pósteros o elegessem como o maior poema da língua portuguesa. Cabia por inteiro numa "tuitada". Além disso, seus três primeiros versos fazem parte de "Irene no céu", de Manoel Bandeira, e o seu quarto (e último) verso conheceu tempos melhores na canção "Irene", de Caetano.
Não era um poema que pudesse fazer frente, por exemplo, ao Maabáratra, de Krishna Dvapayana Vyasa. O poema deste hindu tem 74 mil versos. E se nele formos incluir o "Harivamsa" já sobe para 90 mil versos.
Acontece que, tempos depois, numa das minhas caminhadas crepusculares por Two Thousand City (Cidade 2000), escutei por acaso uma gravação de Agnaldo Timóteo.
Numa Vitrolex (link não patrocinado), o ex-motorista da Ângela Maria estava a cantar "A casa de Irene", versão de um sucesso de Nico Fidenco.
E, nesse instante de grande enlevo, dei-me conta de que "Irena na Terra" ainda estava inacabado. Então, sem delongas, retornei ao poema em construção, que assim ficou:
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor
Na casa de Irene a tristeza se vai
- Quero ver Irene dar sua risada.
De forma que meu poema prossegue aos poucos: tijolo com tijolo num desenho mágico. E dá para ver que, mesmo sendo comparado aos prolixos poetas indianos, eu continuo competitivo.
Reconstruindo Irene, Blog EM

Irene - Caetano
1969, Philips do Brasil
Eu quero ir minha gente / Eu não sou daqui / Eu não tenho nada / Quero ver Irene rir Quero ver Irene dar sua risada.
Diz Marcus Martins, em Camarilha dos Quatro: “Irene foi composta enquanto Caetano esteve preso, em homenagem a sua irmã caçula e no mesmo ponto em que revela saudade e o evidente desejo de liberdade, de voar da prisão com a leveza do arranjo, a música esconde seu ideal subversivo e irresignado, uma suposta homenagem à metralhadora de Che Guevara e o ideal de uma revolução socialista, que seria libertária de mesma forma. A leitura nunca parece ter sido reconhecida por Caetano, que mantém apenas a versão de que a canção remete a sua irmã e à sua capacidade de desanuviar seus pensamentos na prisão com a lembrança de sua risada juvenil".



A casa d'Irene - Nico Fidenco
A casa d'Irene si canta si ride / C'e gente che viene, c'e gente che va / A casa d'Irene botiglie di vino / A casa d'Irene stasera si va.
https://youtu.be/jbfV9ZhC2dg

Irene - Erasmo Silva
De Humberto de Carvalho, Henrique de Almeida, A. Garcez.
Disco Odeon 12.676-A. Fevereiro de 1946. Arquivo Nirez. (página de Luciano Hortencio)
https://youtu.be/4BYBqXYB8A8

Ô Irene - Fundo de Quintal
Ô Irene, ô Irene (bis) / Vá buscar o querosene / Pra acender o fogareiro.
https://youtu.be/d4QJPWJx1-k

Irene - Ronaldo Adriano
1976, gênero brega (estilo Evaldo Braga)
https://youtu.be/LVDZtubjnL4

Irene - Caribou
Irene / I know it's hard to stay away / I can only imagine / The things that you must say.
https://www.letras.mus.br/caribou/1446079/

Good Night Irene
The Weavers https://youtu.be/MSDyiUBrUSk
Eric Clapton https://youtu.be/CZm96PKwtHc
Nashville Jam  https://youtu.be/75fQE_d2HM0

🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺🚺
Musical Madalena, A beleza em Tereza, Apareceu a Margarida, Carol, Carolina e A levada da Rita

Nenhum comentário: