08 agosto, 2019

AQUECIMENTO GLOBAL. Origem do termo


Em seu sentido moderno, o termo aquecimento global foi provavelmente usado pela primeira vez, em 8 de agosto de 1975, em um artigo científico do geoquímico Wally Broecker na revista Science intitulado "Climatic change: are we on the brink of a pronunced global warning?" (Mudança climática: estamos à beira de um aquecimento global pronunciado?).
A escolha das palavras por Broecker era inusitada e representava um reconhecimento significativo de que o clima estava se aquecendo. Anteriormente, o fraseado usado pelos cientistas era "modificação climática inadvertida", porque, embora se reconhecesse que os humanos podiam mudar o clima, ninguém sabia ao certo para que direção estava indo.
A Academia Nacional de Ciências usou pela primeira vez o termo em um relatório de 1979 chamado "Charney Report", que diz: "se o dióxido de carbono continua a aumentar, não há razão para duvidar que as mudanças climáticas aconteçam e não há razão para acreditar que essas mudanças serão insignificantes".
O aquecimento global tornou-se mais popular após 23 de junho de 1988, quando o cientista do clima da Nasa, James Hansen, usou o termo em um depoimento ao Congresso dos EUA. Ele disse: "o aquecimento global atingiu um nível tal que podemos atribuir, com um alto grau de confiança, uma relação de causa e efeito entre o efeito estufa e o aquecimento observado". Seu testemunho foi muito divulgado e, depois disso, o termo aquecimento global foi comumente usado na mídia e no discurso público.

Leitura recomendada: Protocolo de Kyoto  Aquecimento Global

Slideshow O AQUECIMENTO GLOBAL (humor)

Nenhum comentário: