09 agosto, 2019

Na linguagem dos comedores de batatas

Dan Nosowitz

A batata é nativa da Cordilheira dos Andes, onde, quando os europeus chegaram, ela se tornou a principal cultura de um império tão grande e provavelmente mais grandioso do que qualquer outro na Europa. "Era como pão na França, ou arroz no sul da China", diz Charles C. Mann, autor de "1491: New Revelations of the Americas Before Columbus" (1491: Novas Revelações das Américas Antes de Colombo). Nos Andes há milhares de variedades de batatas e muitos métodos de preparação que ainda são essencialmente desconhecidos em outros lugares, embora a batata seja agora uma cultura global.

Os registros dos Andes pré-colombianos e imediatamente pós-contato não são particularmente bons, mas temos alguns registros que sugerem que a batata tinha tal lugar nas línguas quéchuas da população montanhosa. De acordo com um padre jesuíta do século 17, que passou algum tempo nessas comunidades, o tempo que uma batata leva para cozinhar era usado como uma divisão abreviada do tempo. Então, podia-se dizer que foram precisos três potes de batatas para construir um telhado. Isso continua até hoje.

Os exploradores / conquistadores europeus ficaram completamente perplexos com a batata quando a encontraram. A maioria das culturas básicas do mundo eram grãos de cereais - trigo e cevada, por exemplo, e o arroz já existia na Europa há algumas centenas de anos. Mas um gênero de primeira necessidade no subsolo? A Europa tinha cenouras, beterrabas e nabos, claro, mas nada como a batata. Dentre as principais culturas básicas do mundo, a maioria - incluindo batata, batata-doce e mandioca - é nativa das Américas. (Os outros são taro do sul e sudeste da Ásia e o inhame da África, provavelmente.)

Os espanhóis, nunca tendo visto nada parecido com a batata-doce ou a batata, simplesmente usavam a mesma palavra para ambos, mesmo que as plantas estivessem mal relacionadas. A palavra quíchua para a batata é papa, que permaneceu como "batata" na América Hispânica.

Uma coisa interessante sobre a batata é que é uma cultura realmente incrível, e isso é parte da razão pela qual ela tem uma linguagem idiomática em todo o mundo. É capaz de crescer em quase qualquer lugar e prospera em solo ruim, arenoso e / ou ácido. Ela cresce particularmente bem em encostas rochosas e montanhas, onde as culturas de cereais não se saem tão bem. Não requer basicamente nenhum equipamento para armazenar ou preparar, ao contrário dos vastos silos de grãos, moinhos e fornos comunitários usados ​​até recentemente para produzir pão a partir do trigo na Europa. Mann diz que os pequenos agricultores do norte da Europa obtêm quatro vezes mais calorias por acre de batatas em comparação com grãos de cereais.

Há apenas algo sugestivo sobre a batata. Ela cresce no subsolo e está coberta de terra. Ela pode ser irregular e feia, pelo menos quando comparada a algo como uma maçã brilhante e perfeita, uma espiga de milho dourada ou um tomate vibrante e cheio de suco. Ele pede pouco do seu concurso. Mas pode sustentar muitos, com facilidade e eficiência. É a comida do povo. E é na linguagem que nós, comedores de batata, falamos também.

Extraído de: Hot, Small, or Couch: Why Potatoes Make Great Idioms, Atlas Obsura


ANTES | DEPOIS

Nenhum comentário: