15 agosto, 2019

A tamareira da Judeia

Uma espécie de árvore extinta cresce a partir de uma semente com 2.000 anos de idade
A tamareira da Judeia prosperou em Israel e foi mencionada na Bíblia por várias vezes. Mas centenas de anos de guerras, destruindo os bosques de tamareiras, fizeram com que a espécie desaparecesse em 500 d.C.
Nós tendemos a acreditar que quando uma espécie se extingue, nunca mais volta. Mas essa crença não leva em conta quanto tempo as sementes podem permanecer adormecidas e viáveis.
Durante as escavações no local do palácio de Herodes, em Israel, no início dos anos 60, os arqueólogos desenterraram um pequeno estoque de sementes arrumadas em um pote de barro de 2.000 anos. Nas quatro décadas seguintes, as antigas sementes foram mantidas em uma gaveta da Universidade Bar-Ilan, em Tel Aviv.
Em 2005, a pesquisadora botânica Elaine Solowey decidiu plantar uma delas para ver o que aconteceria. "Eu assumi que, depois de tanto tempo, a semente não prestava mais. Como poderia germinar?", disse Solowey. Mas logo constatou que estava errada.
A árvore resultante foi chamada Methuselah (Matusalém?). Dez anos depois, ela floresceu e produziu pólen, que foi usado na fecundação de uma tamareira selvagem.
https://www.neatorama.com/2015/08/15/Extinct-Tree-Grows-From-2000-year-old-Seed/
https://www.treehugger.com/natural-sciences/extinct-tree-grows-anew-after-archaeologists-dig-ancient-seed-stockpile.html

Break out the cigars...
A tamareira cultivada a partir de uma semente de 2.000 anos já é pai
https://www.treehugger.com/natural-sciences/date-palm-grown-2000-year-old-seed-dad.html

Nenhum comentário: