24 agosto, 2019

Mercúrio, o planeta mais próximo da Terra

Ryan F. Mandelbaum
Uma equipe de cientistas acaba de demonstrar algo que pode surpreendê-lo: Mercúrio, e não Vênus, é o planeta mais próximo da Terra (em média).
Os pesquisadores apresentaram seus resultados esta semana em um artigo recente na revista Physics Today (12 mar 2019). Eles explicam que nossos métodos para calcular qual planeta é "o mais próximo" simplificam demais o assunto. Mas isso não é tudo. "Mercúrio é o vizinho mais próximo, em média, de cada um dos outros sete planetas do sistema solar", escrevem eles.
Nossas concepções errôneas sobre o quão próximos os planetas são um do outro vêm da maneira como geralmente estimamos distâncias para outros planetas. Normalmente, calculamos a distância média do planeta ao Sol. A distância média da Terra é de 1 unidade astronômica (UA), enquanto a de Vênus é de cerca de 0,72 UA. Se você fizer subtração, você verá que a distância média da Terra até Vênus é de 0,28 UA, a menor distância para qualquer par de planetas.
Mas um trio de pesquisadores percebeu que essa não é uma maneira precisa de calcular as distâncias dos planetas. Afinal, a Terra passa o mesmo tempo no lado oposto de sua órbita de Vênus, a 1.72 UA de distância. É preciso calcular a média da distância entre cada ponto ao longo da órbita de um planeta e cada ponto ao longo da órbita de outro planeta. Os pesquisadores realizaram uma simulação baseada em duas suposições: que as órbitas dos planetas eram aproximadamente circulares e que suas órbitas não estavam em um ângulo relativo entre si.
De fato, os pesquisadores descobriram que Mercúrio era o planeta mais próximo da Terra na maior parte do tempo, em média, assim como para todos os outros planetas do sistema solar. A órbita inclinada e excêntrica de Plutão não se encaixa nessas suposições, mas não é um planeta de qualquer maneira, de acordo com a União Astronômica Internacional.
(Por favor, não me envie um email sobre isso.)
Eu acho que é hora de dizer adeus a Vênus e boas vindas ao nosso vizinho mais próximo: o melhor planeta, Mercúrio.

El planeta más cercano a la Tierra es Mercurio y no Venus, GIZMODO

Nenhum comentário: