31 agosto, 2019

Centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho (Alagoa Grande - PB, 31 de agosto de 1919 – Brasília - DF, 10 de julho de 1982), foi um cantor e compositor de forró e samba brasileiro, assim como de seus diversos subgêneros: baião, xote, xaxado, coco, arrasta pé, quadrilha, marcha, dentre outros.
Rei do Ritmo
Não apenas porque Jackson tocava – e muitíssimo bem – o pandeiro, mas também – aí o seu maior segredo – por empregar a voz com tal maestria, que ela também era um instrumento, ritmo e bossa. Tinha uma inigualável maneira de dividir a música, e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. Muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira.
Nordestinidade
Ao lado de Luiz Gonzaga, Jackson foi um dos responsáveis pela nacionalização de canções nascidas no seio do povo nordestino. Gilberto Gil, João Bosco e Alceu Valença, entre outros, são seus herdeiros artísticos. É de Alceu Valença esta declaração: "Costumo sempre dizer que o Gonzagão é o Pelé da música e o Jackson, o Garrincha."
Discografia e sucessos
Sua discografia compreende mais de 30 álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", de 1953, até o último álbum, "Isso é que é Forró!", de 1981, foram 29 anos de carreira artística. Seus principais êxitos, "Um a um", "Sebastiana", Cantiga do sapo", "Forró em Limoeiro", "Mulher do Aníbal", "Chiclete com banana" e "O canto da ema" revezavam-se por meses a fio no hit parade da época.


"Sebastiana" ★ "Um a um"

Em seu "Dicionário da MPB", relata Ricardo Cravo Albin:
"Certa vez, Jackson me visitou no Museu da Imagem e do Som. E ali eu testemunhei uma cena rara. Jacob do Bandolim, que estava comigo na sala, ao vê-lo entrar, levantou-se, impertigou-se solenemente e beijou a mão do Jackson, dizendo-lhe: 'Quero reverenciar o cantor que canta com maior sentido rítmico no Brasil'. Jackson resplandeceu. Não disse uma palavra, tirou duma sacola de pano o pandeiro e cantou durante quase meia hora para nós dois, que, embevecidos, degustávamos o raro e inesperado recital privado."
Arquivo
O nosso Jackson
A lei da compensação
Brasília, a musa de muitos artistas

Nenhum comentário: