01 junho, 2018

Os joelhos de Nara Leão

Nara Leão nasceu em Vitória, em 1942. No início da década de 60, no Rio de Janeiro, ganhou o epíteto de "a musa da Bossa Nova". Sua casa se tornou uma espécie de sede do movimento. Ela própria já era, então, uma das principais cantoras naquele estilo.
Uma importante instituição nacional eram os "joelhos de Nara Leão". A moça tímida capixaba que descendia de italianos, transitando com seus vestidos em linha A, tubinhos de Courrégès e minissaias inglesas (que deixavam seus belos joelhos à mostra), tornou-se merecedora de um profundo interesse público por seus joelhos.
Ela morreu na manhã de 7 de junho de 1989, aos 47 anos, vítima de um tumor cerebral. Ela sofria com a doença já havia 10 anos. O câncer estava numa área do cérebro que impedia qualquer cirurgia.
A pobre menina rica de Vinícius de Moraes, a musa da Bossa Nova, a moça dos joelhos mais bonitos da MPB, a voz dos desconhecidos da música, a garota da Banda, o açúcar com afeto de Chico Buarque, a mãe da Isabel e do Francisco, a mulher doce e de opinião forte. Essa foi Nara Leão, na definição de Petit Gabi.
Os joelhos de Nara Leão deixavam seus admiradores... de joelhos. Mas por mais, muito mais que isso: ela foi uma das mulheres mais marcantes na música popular brasileira.
Referências
http://tropicalia.com.br/ilumencarnados-seres/biografias/nara-leao
http://www.ascronicasdesantos.com/os-joelhos-de-nara-leao
https://www.sul21.com.br/jornal/30-anos-da-morte-de-elis-70-do-nascimento-de-nara/
http://obviousmag.org/archives/2011/04/uma_leoa_chamada_nara.html#ixzz51YWdv9qJ

2 comentários:

Fernando Gurgel disse...

Gosto muito das músicas e da voz da Nara Leão. Não sei quem teve a ideia, mas existe um portal com TODAS as músicas da cantora:

http://www.naraleao.com.br/index.php?p=discografia

Vale a pena dar uma olhada e uma ouvida com calma.

Unknown disse...

Nara leão e eterna!❤️