05 junho, 2018

Criaturas escatológicas


Plínio, o Velho, escreveu sobre uma alarmante criatura da lenda antiga:
Há relatos sobre a existência de um animal selvagem em Paeonia chamado bonasus, que tem a crina de um cavalo, mas em todos os outros aspectos se parece com um touro. Seus chifres são curvados para trás, de forma a não ser útil para a luta, e é dito que, por isso, ele se salva fugindo. Entretanto, ao fugir, emite um rastro de esterco que, às vezes, cobre uma distância de até três "furlongs" (603 metros). No contato com os caçadores que o perseguem é como uma espécie de fogo.
Na Idade Média, essa criatura evoluiu (com alguma coisa piorando) para o bonnacon, do Bestiário de Cambridge do século XII:
Ainda que sua frente não defenda este monstro, a sua barriga é totalmente suficiente. Ao se virar para fugir, ele emite um peido, com o conteúdo do seu intestino grosso cobrindo três hectares. E qualquer árvore que venha a ser atingida pega fogo. Assim, por meio de seus excrementos nocivos, ele expulsa seus perseguidores.
Parece vagamente ter vivido no sul da Ásia. Espero que permaneça por lá.
https://www.futilitycloset.com/2017/07/30/rude-weapons/

Escatologia
É uma teoria relativa aos acontecimentos do fim do mundo e da humanidade, ou seja, as últimas coisas que devem acontecer antes e depois da extinção da vida na Terra.
Na língua portuguesa, a palavra escatologia, também pode significar o ato de analisar excrementos (fezes), sendo um sinônimo de cropologia, nome dado ao ramo da medicina/biologia que estuda os dejetos humanos/animais.
Assumindo um sentido figurado, este termo ainda pode estar relacionado ao gosto de certos indivíduos por conteúdos obscenos ou sórdidos.
A explicação para a enorme distinção entre os significados de ambos os termos pode ser encontrada nas raízes etimológicas das palavras.
Escatologia, no sentido de "teoria acerca das últimas coisas que vão acontecer no fim da humanidade", surgiu a partir do grego éskhatos, que significa "extremo" ou "último", que agregado ao sufixo "logia" (estudo), forma o significado literal de "estudo das últimas coisas".
Porém, a palavra escatologia, no sentido de "afinidade por excrementos", se originou do termo grego skatós​, que quer dizer "excremento".
https://www.significados.com.br/escatologia/

Nenhum comentário: