10 junho, 2018

A pipa elétrica de Ben

10/06/1752 – Esta é a data mais comumente informada, onde alguma data é fornecida, para o suposto experimento da pipa elétrica por Benjamin Franklin. O evento está mal documentado. Franklin parece nunca ter escrito sobre isso, e o único registro parece vir da caneta de Joseph Priestly, uns quinze anos depois que foi informado sobre isso por Ben.
Muitos agora pensam que o evento todo nunca ocorreu.
O relato padrão do experimento de Franklin foi contestado na sequência por uma investigação e por experiências baseadas em registros contemporâneos do historiador da ciência, Tom Tucker, cujos resultados foram publicados em 2003. De acordo com Tucker, Franklin nunca realizou o experimento e a pipa, como foi descrita, não seria capaz de desempenhar o papel alegado.
Mais uma dúvida sobre o relato padrão foi levantada por uma pesquisa da série de televisão MythBusters (Caçadores de Mitos). A equipe encontrou evidências de que Franklin teria recebido uma corrente fatal através de seu coração se o evento realmente tivesse ocorrido. No entanto, eles confirmaram que certos aspectos do experimento eram viáveis – especificamente, a capacidade de uma pipa com linha suficientemente úmida receber e enviar ao chão a descarga elétrica de um raio.
(http://pballew.blogspot.com.br/2017/06/on-this-day-in-math-june-10.html#links)

Nenhum comentário: